Homenagem à poetisa paranaense

O Núcleo Regional de Educação de Ibaiti promoveu recentemente a abertura do Festival Helena Kolody, em homenagem ao centenário de nascimento da poetisa paranaense. O evento aconteceu no Espaço Cultural de Ibaiti, com a presença da escritora carioca Lilia Souza.
Para a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ibaiti, Lucia Maria dos Santos, a realização do festival compõe mais uma linha na história cultural da região. “Hoje se inicia um festival que irá ficar marcado na história do Norte Pioneiro. Ele pretende mostrar um pouco do pensamento, dos sentimentos, da arte e do imaginário”, enfatiza Lucia Maria dos Santos.
Helena Kolody
A poetisa Helena Kolody (1912-2004) nasceu no núcleo colonial de Cruz Machado, no sul do Paraná. Seus pais nasceram na Galícia Oriental (Ucrânia), mas se conheceram no Brasil, onde se casaram em janeiro de 1912. Passou a maior parte da infância no Município de Três Barras. Foi professora do ensino médio e inspetora de escola pública. De 1928 a 1931, cursa a Escola Normal Secundária (atual Instituto de Educação do Paraná). A partir de 1985, quando recebe o Diploma de Mérito Literário da Prefeitura de Curitiba, a sua obra passou a ter grande repercussão no Paraná e no restante do País. Em 1988, é criado o “Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody", realizado anualmente pela Secretaria da Cultura do Paraná. Em 1991, é eleita para a Academia Paranaense de Letras. Em 1992, o cineasta Sylvio Back faz o filme "A Babel de Luz" em homenagem aos 80 anos da poetisa, tendo recebido o prêmio de melhor curta e melhor montagem, do 25° Festival de Brasília. Em 2003, recebe o título de "Doutora Honoris Causa" pela Universidade Federal do Paraná.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???