Escritório da Pesca será inaugurado em novembro

O escritório do Ministério da Pesca (MPA) de Ribeirão Claro será inaugurado no dia 29 de novembro, às 10h, em cerimônia que contará com a presença do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV), do superintendente do MPA para o Paraná, José Antônio Faria de Brito e deputados. Em visita a Ribeirão Claro na última quinta-feira (18), Brito anunciou a data do evento e ressaltou a adoção de medidas para regulamentar a atividade de pescador profissional no município. A abertura da unidade descentralizada faz parte do projeto do prefeito Maurício para promover a exploração sustentável da represa Xavantes, com projetos de tanque-rede e taque escavado.
O escritório do Ministério da Pesca de Ribeirão Claro entrou em funcionamento no dia 10 de setembro, em sala anexa ao prédio usado pela Emater. Antes da abertura, pescadores profissionais precisavam se deslocar até Londrina ou Curitiba para encaminhar solicitações ou conseguir assessoria para a implantação de projetos. O espaço não havia sido inaugurado oficialmente por causa do período eleitoral, mas a ideia era organizar o evento logo após as eleições municipais.
No escritório, pescadores podem solicitar carteiras para o exercício da atividade, receber assistência técnica para elaboração de projetos, documentação para aquicultura e encaminhamento de projetos para o MPA. Todos os funcionários cedidos ao ministério pela prefeitura passarão por capacitação. Inicialmente o escritório atenderá 45 municípios do Norte do estado, mas esse número será reduzido em breve com a abertura de novas Unidades Descentralizadas do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) na região.
Entre os primeiros projetos conduzidos pelo escritório está o recadastramento das carteiras de pescador profissional. Denúncias sobre supostas irregularidades na concessão do documento e de um possível recebimento do Seguro Defeso por pescadores que não sobrevivem exclusivamente da atividade foram encaminhadas a Brito alguns meses atrás. O superintendente se comprometeu a investigar a questão e afirmou que com a abertura do escritório, todos os casos serão revistos com a penalização dos infratores.
Segundo o responsável pelo escritório de Ribeirão Claro, Paulo Roberto da Silva, três funcionários cedidos pela prefeitura trabalharão no local. Para prestarem um serviço de qualidade, todos eles passarão por capacitação dada por representantes do MPA, entre os dias 5 e 9 de novembro. “O escritório já está em funcionamento, mas todos os nossos funcionários passarão por treinamento antes da inauguração oficial, no dia 29”, concluiu.

FONTE: ASSESSORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???