Após o fim do período eleitoral a Prefeitura de Ibaiti retoma o projeto de coleta seletiva de lixo para concluir a implantação, ainda no mandato da administração ‘Peté e Mingóte’, e dar um passo decisivo para a adequação da gestão de resíduos sólidos no Município. Um marco importante ocorreu na última quarta-feira, dia 10, quando o Município e a Cooperativa da Coleta Seletiva Solidária de Ibaiti (Coopersoli) celebraram a assinatura do contrato de prestação de serviços.
Em iniciativa pioneira, Ibaiti passa a cumprir uma das obrigações impostas pela Lei Federal nº 12.305 de agosto de 2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) que determina o fim dos lixões até 2014 e a implantação de sistemas de coleta seletiva em todas as cidades do Brasil – com a organização produtiva de catadores de materiais recicláveis para inclusão das pessoas de baixa renda que sobrevivem na informalidade. Com a contratação da Coopersoli, a administração municipal deu um importante passo para adequação à legislação ambiental e passa a ter prioridade para acesso aos recursos federais. “A nossa gestão sempre teve o sonho de tornar Ibaiti uma cidade mais limpa e esse é um legado que deixamos para a próxima administração. Hoje, as pessoas podem não se dar conta, mas no futuro verão a importância desse projeto”, declarou o prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos no ato da assinatura.
No próximo dia 22 de outubro, com a coordenação da Master Ambiental e da Prefeitura, a Coopersoli, em conjunto com os agentes comunitários de saúde de Ibaiti, começa a campanha de porta a porta para distribuição dos panfletos explicativos e dos sacos de ráfia retornáveis da coleta seletiva em toda a cidade. Na semana seguinte, o município inicia a coleta diferenciada.
FONTE: ASSESSORIA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???