* Vicente Estanislau Ribeiro
Décadas de cinquenta e sessenta. Não vivi esta época áurea da política local, estava praticamente chegando ao mundo.
Mas, é consenso entre a ala acima dos sessentões que o político mais famoso de todos os tempos, ainda é o Bê Moreira.
São inúmeras suas estórias hilariantes com boa pitada de humor e intrepidez.
Entre tantos “causos” estão algumas proezas, como o bichinho na xícara do café, a disputa do melhor caixão ao falecido, a fresta do assoalho no derramamento do café, a morte do compadre e por aí vai...
O Bê Moreira era um político diferenciado, talentoso por natureza, tinha pouca escolaridade, não era orador, mas sua genialidade e carisma supriam as suas deficiências e com isso, o tornava quase sempre imbatível junto de seus adversários.
Recentemente num bate papo descontraído com Reinaldo de Barros numa loja de pneus, ele me contou que presenciou um fato à época da acirrada política jacarezinhense, pois a maioria dos eleitores se concentrava na zona rural.
E, numa dessas caravanas de visitas o destino da turma do Bê Moreira era o bairro do Monjolinho que tinha uma grande quantidade de moradores. Lá se foram o Moreira, candidato a prefeito, Dr. Migliacio (candidato a vereador), os simpatizantes, Dr. Thompson (Usina), o próprio Reinaldo, Juca Alcântara, Cecinho e mais alguns correligionários.
O convite era um almoço daqueles numa respeitada e considerada família do Bairro.
No trajeto da viagem, o candidato Bê Moreira comentou aleatoriamente com os companheiros que estavam consigo, que duas coisas que ele detestava, o tal do quiabo e carne de porco conservada em latão na própria banha.
Conversa vai e conversa vem, chegando para o compromisso assumido, ao longe se vê uma imensa mesa, toda ela tomada de farta alimentação.
Após os cumprimentos e abraços, a equipe se senta à mesa.
O que tinha?
Arroz, quiabo e carne de porco à vontade.
O Juca Alcântara já sentado, ao lado do Reinaldo, o cutucou com sutileza, lembrando o que fora dito pelo Moreira no caminho.
O Reinaldo deu um sorriso amarelo e pensou, eu pessoalmente gosto de tudo que ali estava, já o candidato principal, não era nada de sua preferência.
Mas, a estrela principal do almoço, o Bê Moreira não desapontou, comeu as coisas que não apreciava e ainda, como era de seu estilo, disse ao anfitrião da casa, ao lado de sua mulher: - Compadre! Não vou nem perguntar quem fez esse delicioso banquete, é a Comadre, evidente!
É a minha comida predileta, nunca comi nada igual.
Da próxima vez, me avise com antecedência Compadre, que ficarei de jejum só para comer mais e se deliciar com aquilo que mais gosto, quiabo e a carne de porco na banha.
Esse era o Bê Moreira, respeitado e estimado pelos seus eleitores e abominado pelos seus oponentes.
* Vicentinho é licenciado em historia e bel. em direito.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???