Relatada situação da avicultura no Paraná

Proposto pelo Presidente da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa do Paraná Deputado Hermas Brandão Jr o secretario da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, fez uma exposição da atual situação do setor da avicultura que enfrenta uma grave crise devido à elevação dos custos de produção dos insumos utilizados na ração das aves. Durante o grande expediente da Alep, Ortigara relatou que está em busca de soluções concretas, junto ao Governo Federal para implementar uma linha de crédito aos produtores.
A avicultura passa por um momento difícil devido os altos preços dos insumos, milho e soja que são 80% da composição da ração que alimenta os animais 60-65% de milho e 15% de farelo de soja. O setor no país ocupa o 3° lugar na exportação de frangos com 12,2 milhões de toneladas, perdendo apenas para os Estados Unidos e China. Já o Estado do Paraná, que foi líder de abate de frangos no ano passado, com abatimento de 1,4 milhões de aves, o que dá uma média de 4 milhões por dia. “A avicultura é um setor que emprega  e gera grande economia no estado , empregando  aproximadamente 60 mil trabalhadores diretos e aproximadamente 600 mil trabalhadores indiretos, ou seja 6% da população paranaense de alguma forma é envolvida com a avicultura” frisou Ortigara  apontando que já solicitou providências junto às autoridades do Governo Federal. “Já encaminhamos uma notificação as autoridades federais, solicitando uma abertura de negociações com os produtores. Vamos buscar implementação de políticas práticas e rápidas para recompor o giro econômico dos produtores de frango.” O secretario vai solicitar uma linha de crédito especial para amenizar a crise de um setor que movimenta economia e gera oportunidades em vários municípios no Paraná.  Ortigara solicitou ainda, a prorrogação de dívidas de investimentos de produtores e indústrias e apoio para compra de milho.
“Devido a grave crise no setor, de suma importância para economia paranaense, propomos esta exposição de dados para a ciência das autoridades paranaenses. Temos que estar atentos e cobrar essas medidas propostas pelo secretário Ortigara” finalizou o presidente da Comissão de Agricultura da Alep Hermas Brandão Jr. Em 2011 o valor bruto da produção de abate de frangos girou em torno de R$ 50,4 bilhões em todo o Estado. Em março deste ano o abate de frangos bateu recorde com 124 milhões de aves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???