A redução no valor dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) já começa a preocupar os prefeitos de todo o Norte Pioneiro. Para o presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI), prefeito de Guapirama, Eduí Gonçalves, os municípios com menos de 14 mil habitantes terão problemas orçamentários.
“Alguns prefeitos já começam a ter dificuldade para pagar a folha salarial”, avisa Eduí. O FPM de 2012 acumulado até agosto fechou num total de R$ 44,5 bilhões, 1,1% menor que o mesmo período do último ano. A redução nesta época não é novidade, pois o Governo Federal usa parte da verba na restituição do Imposto de Renda e neste ano coincidiu com a baixa do IPI.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Santo Antônio da Platina e ex-prefeito de Jundiaí do Sul, Joel Rauber, explique que a redução causa maior impacto nos municípios com menos habitantes. “As cidades menores dependem até 95% da verba do FPM. Praticamente metade desta verba é destinada a folha de pagamento, por isso, quando acontece esta queda compromete o orçamento da prefeitura”, comenta Joel Rauber.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???