Representantes da prefeitura de Ribeirão Claro se reunirão com diretores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, para solicitar adequações e instalação de dispositivos de segurança na PR 151. A área que motivou o pedido fica a cerca de oito quilômetros de Ribeirão Claro, no trecho entre o município e Carlópolis. O objetivo é dar mais segurança aos motoristas e pedestres que circulam pelo local. Entre as ideias estão a construção de áreas de escape e a construção de muretas (guard rails).
Uma descida acentuada de pouco mais de um quilômetro termina em um trevo que dá acesso a Carlópolis e ao distrito administrativo da Cachoeira. Motoristas que não conhecem o trajeto descem a serra acima da velocidade e sem o uso de freio motor. Quando percebem o erro, não há mais como diminuir a velocidade, causando acidentes graves. Os veículos saem da pista e caem e uma ribanceira próxima ao trevo, local onde já morreram três pessoas.
Nos últimos 12 meses o local sofreu três acidentes envolvendo caminhões, o último deles há uma semana. O motorista de um caminhão-guincho não conseguiu frear e o veículo saiu da pista após cruzar o trevo, atingindo uma casa. Antes disso, um caminhão de tijolos tombou no trevo e outro, carregado com madeira ‘voou’ uma distância de mais de 20 metros . Não houve feridos em nenhuma das três ocorrências, mas os acidentes chamaram mais uma vez a atenção e expuseram os perigos enfrentados por condutores, moradores e pedestres.
A prefeitura pedirá aos técnicos e engenheiros do DER que façam um estudo para a construção de áreas de escape ao longo do trecho em declive. Já existem alguns pontos com possibilidades de serem usados como escape, entretanto a prefeitura aguardará a análise dos órgãos competentes. Outro pedido será a instalação de muretas para conter ou pelo menos diminuir a velocidade de caminhões. A solicitação oficial deve ser encaminhada ao DER e ao governo do estado na próxima semana.
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