As insuportáveis dores de coluna até que poderiam ser características de pessoas que vão avançando na idade, mas não é bem assim. As dores lombares ou ‘lombalgias’ podem afetar de crianças a idosos, sem distinção e pedem medidas que geralmente vão de encontro com o método de vida da pessoa afetada.
Segundo o médico ortopedista e especialista em Medicina do Esporte Tupinambá Caldas, que atende nas redes pública e particular, 50% dos casos que surgem em busca de tratamento médico nos consultórios e na emergência têm por motivo maior as dores de coluna e na sua clínica a clientela é crescente, o que reflete uma preocupação para este tipo de patologia.
Isso porque um dos fatores que mais contribuem para o aparecimento das dores está na vida sedentária, ou seja, as pessoas geralmente não praticam nenhum exercício físico.
"Sempre as pessoas que têm excesso de prática esportiva ou não praticam nenhuma atividade, exageram no trabalho, posição incorreta ou estagnada são as que mais reclamam das dores de coluna", explica o médico.
No entanto, a lombalgia não está associada somente às dores de coluna e pode ser causada por problemas orgânicos outros de fatores renais, patologias como tumores, infecções e artroses e pode também se transformar em doenças mais crônicas e com dores mais repetitivas. No entanto, a lombalgia é tratável.
"Apesar de ter causas múltiplas é possível se tratar a dor de coluna. No entanto, os fatores que levam às dores podem ser identificados diferentemente em crianças, adultos e idosos", explica Tupinambá Caldas.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???