As palavras inadequadas, essas que segundo o dicionário ofendem os ouvidos de pessoas sensíveis ou de bom gosto, poderiam cumprir uma função para além da catarse portátil que suscitam em certas ocasiões proferi-las, um alívio que não estaria apenas relacionado com o estado de ânimo senão também com a sensação de sofrimento, sobretudo em uma situação de dor física.
Segundo uma pesquisa realizada por psicólogos da Universidade de Keele, no Reino Unido, que experimentaram com o efeito que um insulto tem sobre a percepção da dor.
Os pesquisadores pediram a 64 voluntários que submergissem suas mãos em água gelada em duas situações diferentes: a primeira, ao mesmo tempo que pronunciavam uma palavra insultante a sua escolha; a segunda, com uma palavra comum.
De forma surpreendente, as chamada grosserias ajudaram as pessoas a suportar por bem mais tempo o contato com a água: 2 minutos enquanto amaldiçoavam e 1 minuto e 15 segundos quando não. Os voluntários afirmaram que insultar fez com que sentissem menos dor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???