“Aqui é mais barato. Você leva 6 dvds e paga somente R$ 10” . Uma frase ouvida por todas as cidades do Norte Pioneiro. A disputa é tão acirrada que até mesmo os vendedores dos produtos ilegais sofrem com a concorrência.
Os consumidores que optam pelo preço mais baixo estão abandonando as vídeos locadoras e muitas faliram. Para Jéssica Aparecida de Siqueira Campos a pirataria acaba ajudando a levar a arte a uma parcela maior da população. “Quem pode comprar produtos originais se beneficiar. Mas a maior parte das pessoas não tem dinheiro para isto e com a pirataria acaba tendo a possibilidade de ter acesso a obras de cd, dvd, e livros”, enfatiza.
Se até os vendedores clandestinos estão em dificuldades, as locadoras que trabalham com produtos originais estão à beira da falência. São poucas as que conseguem se manter no mercado. Um empresário platinense que não quis se identificar afirma que a queda começou a ser sentida após 2006. “Não estamos suportando esta concorrência desleal. O consumidor deve se conscientizar de que o produto pirata danifica o aparelho de DVD e prejudica o comércio local”, desabafa.
Um comprador platinense enfatiza que há um ano tem o hábito de comprar pelo menos dois DVD’s semanalmente. “Eu sei que é errado comprar produto pirateado, mas é difícil negar, quando a compra é mais barata do que a locação”, argumenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???