A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal em Santo Antônio da Platina continua fechada. Há dois meses os equipamentos do Hospital Nossa Senhora da Saúde foram instalados no Hospital Regional do Norte Pioneiro. O problema que agora o impedimento do funcionamento é por falta de médicos e enfermeiros.
Para o diretor geral da instituição César Santucci os equipamentos estão parados à espera de profissionais. “Realizamos todas as adaptações para a UTI funcionar perfeitamente, faltam apenas pequenos detalhes como luvas e toucas. Estes objetos serão adquiridos quando acontecer a inauguração”, comenta.
O diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI), Alfredo Ayub, enfatizou que foram encontrados apenas cinco médicos para formar a equipe para trabalhar na UTI neonatal. “Nossa região não tem médicos para contratar, isto se deve a alta carga horária, aliada a falta de experiência e de especialista tem nos obrigados a procurar médicos em outros estados”, destaca. Ele ainda complementa que o consórcio recebeu a primeira parcela do Governo Estadual para a manutenção da UTI que está reservado para a aplicação.
Problemas
Com dois meses de portas fechadas da UTI neonatal já foram duas mortes ocasionadas pela falta de atendimento de emergência. No dia 11 de junho, uma recém-nascida morreu enquanto aguardava vaga. Onze dias depois, mais uma bebê morreu em Joaquim Távora enquanto esperava vaga em outras regiões do Estado.
Para a médica Carla Raquel da Rocha Abreu, uma das responsáveis pela administração da UTI neonatal no Hospital Nossa Senhora da Saúde era previsível a falta de profissionais após o fechamento da unidade. “Era previsível a dificuldade em manter outro grupo de profissionais capacitados para trabalhar numa unidade aqui na região”, argumenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???