Saúde investe mais de R$ 2 milhões em três meses

O Conselho Municipal da Saúde de Cambará, reuniu-se no dia 27 de julho, no salão social da Igreja Metodista, para a apresentação e aprovação do Relatório do 2º trimestre de 2012 das Receitas e Despesas da Secretaria Municipal da Saúde, e Fundo Municipal da Saúde 2012.
O relatório apresentado pelo secretário municipal da Saúde, José Gilio, mostrou que nos meses de abril, maio e junho, o setor gastou R$ 2.394.974,00, entre vencimentos dos profissionais do setor, despesas fixas, entre outras. O secretário informou, que o Plano Municipal de Saúde aprovado em 2010, passou por adequações financeiras em 2012, atendendo orientações de técnicos do Ministério da Saúde, durante inspeção no município no mês de maio. Os técnicos orientaram também, no sentido que os conselheiros passem por capacitações periódicas, o que já vem ocorrendo. O secretário falou ainda, sobre o acompanhamento que o Ministério Público vem fazendo dos trabalhos dos Conselhos Municipais de Saúde, com orientações e propostas de participações em Seminários, e o Conselho cambaraense tem participado destes trabalhos. Uma das propostas do Ministério Público, é para que os Conselhos sejam paritários (com conselheiros das áreas públicas e privadas), o que já ocorre em Cambará.
O agente de Endemias, Gabriel Vieira, apresentou a nova agente de Endemias, Maria Aparecida de Araújo, aprovada através de Teste Seletivo realizado no mês de junho, e a enfermeira Ana Paula Harada, coordenadora do Programa de Saúde da Família, apresentou os novos agentes Comunitários de Saúde, Kerolin Gaspar Lescius, Ester Pessoni Tinonin, Raquel Pessoni Tinonin, Márcio de Jesus Alves e Regina Primo Pascoal, aprovados no mesmo Teste Seletivo.
Gabriel Vieira, ainda informou sobre o trabalho de combate a Dengue no município. Segundo ele, no mês de julho foi detectado 0,37% de infestação do mosquito Aedes Aegipty no município, e a 19ª Regional da Saúde sediada em Jacarezinho, tem supervisionado semanalmente o trabalho realizado na prevenção a Dengue. O secretário José Gilio relatou, que a Secretaria da Saúde, coordenou a retirada de um caminhão de entulho de uma propriedade no Conjunto Habitacional Gonzaga.
A presidente do Conselho Municipal da Saúde, Ângela Panichi Gilio, informou sobre a 2ª etapa da vacinação contra a Poliomielite, que ocorrerá no dia 18 de agosto, e pediu que enfermeiros e agentes comunitários de Saúde, reforçassem junto a pais e responsáveis de crianças de 02 à 06 anos de idade, que ainda não tivessem sido vacinadas contra a Gripe A, que o fizessem dentro de 30 dias. Chamou a atenção, para cuidados de higiene, que todos devem fazer na prevenção a doença.
Ao final da reunião, o secretário José Gilio, falou da existência de um caso confirmado de Dengue no município, e pediu a colaboração dos agentes Comunitários de Saúde, juntamente com os agentes de Endemias, no esforço de prevenção a Doença. Atendendo solicitação de agentes de Endemias que realizaram trabalho de preenchimento de questionários, visando o funcionamento do Aterro Sanitário Municipal, houve a informação, que o trabalho de coleta seletiva ainda não se iniciou em Cambará, na espera do funcionamento da Cooperativa de Trabalhadores na Separação do Lixo Urbano, cuja constituição está em curso, trabalho este de responsabilidade da Secretaria Municipal da Assistência Social, e do SEBRAE/PR.

FONTE: ASSESSORIA DA PREFEITURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???