Projeto recomenda alimentação saudável para prevenir doenças

A professora Rosilene Rodrigues da Rosa e os alunos do 4º ano da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar, em Ribeirão Claro, desenvolveram um trabalho para conscientizar a população sobre a importância de se alimentar de maneira saudável. Com o tema “Alimentação Saudável Previne e Controla Doenças”, o projeto concorrerá ao programa Agrinho 2012, na categoria Experiência Pedagógica.
Durante todo o ano fora desenvolvidas ações para levar alunos, familiares e comunidade escolar a adotarem novos hábitos alimentares. A correria do dia-a-dia faz com que algumas famílias acabem optando por alimentos de preparo fácil e rápido, como instantâneos e enlatados, prejudicando a saúde. 
Durante o projeto, foram feitos testes para detecção de diabetes, realizados pelas enfermeiras Karine Conti Guilherme Interliche e Clélia Rita de Souza, da Secretaria Municipal de Saúde. O exame da avó de uma das alunas participantes do projeto apresentou uma alta taxa de glicose, fato que provocou uma nova rotina, com a adoção de novos hábitos para controlar o problema.
Para fechar o projeto, foi promovida uma confraternização com um lanche contendo apenas alimentos saudáveis, segundo orientação de uma nutricionista convidada para ministrar uma palestra sobre hábitos alimentares saudáveis aos alunos, familiares e convidados. A secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze, esteve presente ao evento e propôs que a iniciativa seja levada a outras escolas da Rede Pública Municipal de Ribeirão Claro.
Segundo a professora Rosilene, novas atitudes precisam ser tomadas para melhorar o mundo, começando por nós mesmos. “Sabemos que a mudança começa dentro de nós, então para cuidarmos do nosso planeta, precisamos ter saúde para essa grande luta”, disse. “Nossas crianças têm o direito a uma vida digna e isso inclui uma alimentação correta”, completou. “Arroz e feijão, verduras, frutas e demais alimentos saudáveis precisam ser encontrados na mesa dos ribeirão-clarenses”, orientou. “Nosso projeto contou com o apoio de várias pessoas, as quais agradecemos”, concluiu.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???