Uma segunda Unidade Básica de Saúde (UBS) será construída perto da Biblioteca Cidadã, no terreno adquirido pela prefeitura. A prefeitura fará a licitação da obra nas próximas semanas e a previsão é que a construção inicie ainda em 2012. O convênio no valor de R$ 536.334,52 entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e a prefeitura de Ribeirão Claro já foi assinado. A nova UBS terá 452 metros quadrados e agilizará o atendimento da população, facilitando o acesso aos serviços oferecidos atualmente.
A liberação da verba para a construção foi confirmada oficialmente através do Termo de Convênio 037/2012, enviado pelo secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. O termo foi publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná, no dia 5 de julho desse ano. A unidade fará parte do Programa de Qualificação da Atenção Primária (APSUS) e do Programa Mãe Paranaense.
Como contrapartida, a prefeitura de Ribeirão Claro cedeu o terreno para a construção da UBS e apresentará o projeto arquitetônico completo da obra, aprovada pela Vigilância Sanitária. Depois de Pronto, o projeto será encaminhado para a aprovação do Departamento de Engenharia da (SESA). A unidade entra em funcionamento imediatamente após a entrega oficial da obra.
Os programas APSUS e Mãe Paranaense são duas das exigências do governo do Paraná para liberar a verba para a construção da UBS. No primeiro, a SESA fornecerá cursos de capacitação para os funcionários da UBS. A unidade de saúde atenderá gestantes, com a realização de pré-natais periódicos durante toda a gravidez, de acordo com os requerimentos do Programa Mãe Paranaense. Após o nascimento, a criança continuará recebendo acompanhamento médico.
Segundo documento encaminhado pelo governador Beto Richa (PSDB), foram liberados R$ 32,7 milhões para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em várias cidades do estado. O prazo de vigência é de um ano e as parcelas serão liberadas após aprovação do relatório de vistoria, responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
De acordo com a secretária de Saúde, Ana Maria Baggio Molini, além de dobrar a capacidade de atendimento, a nova UBS facilitará o acesso dos moradores de bairros como as vilas Carlos Storti 1 e 2, Jardim Europa e parte da área central da cidade. “O local oferecerá atendimento odontológico, inalações, curativos e outros serviços prestados na UBS existente”, explica. “A prefeitura está licitando a obra e a previsão é que ela inicie ainda esse ano”, antecipa. “É uma obra importante porque diminuirá até o atendimento para boa parte da população”, concluiu.
FONTE: ASSESSORIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???