Agricultores terão caminhão para transporte de orgânicos

Um caminhão baú com sistema de refrigeração começará a ser usado por produtores de hortaliças orgânicas de Ribeirão Claro nas próximas semanas. O veículo foi adquirido com o uso de verbas do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Do total de R$ 120 mil usados na compra do caminhão, R$ 142.820 são referentes ao repasse feito pelo governo federal e o restante faz parte da contrapartida da prefeitura de Ribeirão Claro. O apoio da prefeitura é considerado primordial para o crescimento da produção de orgânicos no município.
O recurso para a compra do veículo foi liberado através de emenda parlamentar do deputado federal Doutor Rosinha (PT). A compra do caminhão melhora significativamente as condições de trabalho de pequenos e médios produtores do município participantes da Associação de Agricultores de Produtos Orgânicos (APO). A prefeitura dava total apoio na estruturação das propriedades, assessoria técnica, na obtenção da certificação de orgânicos e ajuda no transporte. Agora será possível escoar a safra em veículo próprio, com sistema de refrigeração que conserva melhor as hortaliças.
Como resultado do investimento, os produtos chegam aos locais de comercialização em melhores condições, mesmo percorrendo distâncias maiores. A produção de Ribeirão Claro é vendida, em sua grande maioria, para estabelecimentos comerciais localizados no interior de São Paulo. A distância percorrida tornava necessária a compra do caminhão refrigerado para manter as hortaliças próximas de seu aspecto natural.

FONTE: ASSESSORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???