Num pequeno trajeto pela área central de Jacarezinho é constatado que fora do perímetro da Zona Azul existem apenas duas vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais ou idosos, ambas em frente à Caixa Econômica Federal.
“Após a instalação da Zona Azul ficou complicado encontrar uma vaga para estacionamento na área central da cidade”, comenta o aposentado João Luiz. Ele ainda lembra que é preciso que aumente o número de vagas especiais em vários pontos da cidade. “Isto iria facilitar o acesso das pessoas idosas e portadoras de necessidades especiais aos locais que precisam ir”, complementa.
Todas as cidades brasileiras são obrigadas a destinar 3% das vagas de estacionamento público para idosos e 2% para deficientes. Porém, grande parte dos condutores de veículos ainda desrespeita a legislação e estaciona nas vagas preferenciais.
O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), em seu Art. 181, inciso XVII, determina que estacionar o veículo em desacordo com a sinalização para vagas exclusivas é uma infração leve, que enseja três pontos na habilitação, além de uma multa no valor de 54 reais e remoção do veículo. O Diretor Municipal de Trânsito, Aparecido Donizette Elero, foi procurado e comentou que será feito um estudo sobre a situação.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???