O deputado Hermas Junior encaminhou esta semana a secretária da Família e desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o pedido para construção de um Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) para o município de Bandeirantes, com recursos liberados no fim de março para atender o Programa Família Paranaense.
No dia 20 de março, a ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, assinou uma autorização para que o Governo do Paraná capte financiamentos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para investimentos dos programas Paraná Seguro e Família Paranaense .Um dos principais investimentos do programa será destinado a construção de 50 CRAS em todo o Estado. A reivindicação de reformas para melhorias no CRAS em Bandeirantes é antiga e foi entregue ao deputado para solicitação ao estado, por meio de ofício.
Hoje a sede do CRAS em Bandeirantes funciona nas instalações de uma antiga escola municipal desativada. “Indiquei a construção do CRAS para oferecer as famílias bandeirantenses, uma melhoria ao acesso as políticas públicas” ressalta o Deputado Hermas Junior. O local conta com amplo espaço físico e já atendeu 16 mil famílias que são potencialmente usuárias de políticas públicas de assistência. Porém, a construção de novas salas, reformas nas existentes e construção de cobertura na quadra irá ampliar e melhorar o atendimento as famílias. “Em dias de chuva não temos como realizar atividades na quadra de esporte porque ela é descoberta, com ela, podemos realizar atividades com os grupos de terceira idade” relata a Assistente Social do município responsável pelo Plano de Ação Social de Bandeirantes, Andréia Regina dos Santos Silva.
Atualmente as 3.500 famílias cadastradas no Programa Bolsa Família do município, são pessoas consideradas com alto risco de vulnerabilidade social e dependem das ações do CRAS para melhorar suas condições de vida. “O município precisa estar preparado para atender as famílias em situação de extrema pobreza, O CRAS oferece essas condições para que todos encontrem suas potencialidades e recupere suas capacidades de levar a vida com qualidade”, conclui Hermas Junior.
Os CRAS são equipamentos públicos responsáveis pelo atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. De base municipal, as unidades são voltadas para a prestação de serviços e programas da proteção social básica.
FONTE: ASSESSORIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???