A empresa Laticínios Carolina de Ribeirão Claro promoveu recentemente a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. O evento teve como tema “Com segurança trabalhamos contentes sem acidentes”.
A SIPAT tem como objetivo trazer informações aos funcionários e contribuir para a melhoria da segurança e das condições de trabalho. A palestra com a enfermeira Márcia do Serviço Social da indústria (Sesi) abriu a programação da primeira noite, no dia 18. Todas as palestras foram seguidas de um sorteio de prêmios para os participantes.
Em sua apresentação, a profissional de saúde ensinou métodos para prevenção de queimaduras e doenças ocupacionais. Os cuidados com a audição, dentro e fora do ambiente de trabalho marcaram o segundo encontro da SIPAT, no dia 20. O fonoaudiólogo Olímpio Teodoro lembrou cuidados importantes para manter o aparelho auditivo apurado e diminuir lesões que levem a danos permanentes.
Segundo ele, o comportamento do funcionário fora do ambiente de trabalho é determinante para a perda auditiva. “Dentro da empresa, o funcionário usa protetores, mas ouvir músicas com som do carro alto é tão prejudicial quanto operar maquinário pesado”, advertiu. “Muito cuidado também durante shows, porque o volume das caixas de som é mais alto do que os ouvidos podem suportar”, disse.
Rodrigo Monteiro, o mágico Monsil, fechou a semana com uma apresentação que misturou mágicas do espetáculo Cartola Mágica e uma palestra sobre drogas. Monteiro alertou sobre o perigo de ingressar no uso de entorpecentes. “A pessoa pensa que não vai acontecer nada, que é diferente dos outros e consegue se safar dos problemas, mas isso não é verdade”, afirmou. “Operar equipamentos industriais sob o efeito de entorpecentes é perigoso, uma irresponsabilidade muito grande”, completou.
Segundo o diretor da empresa, Luiz Henrique de Oliveira, a Laticínios Carolina tem investido na capacitação de seus profissionais como estratégia para evitar acidentes de trabalho e melhorar a saúde e condições de trabalho dos colaboradores. “Estamos preocupados não apenas com o bem-estar de vocês apenas no trabalho”, declarou. O técnico em segurança do trabalho, Ademir José Fortini, afirmou que a CIPA e a diretoria da empresa continuarão promovendo eventos de conscientização. “Este é um trabalho que para dar certo tem que ser feito com continuidade”, avaliou.
O fundador da Laticínios Carolina, Geraldo Maurício Araújo e a presidente da empresa, Cleide Maria Baggio Araújo participaram da SIPAT e fizeram uma avaliação positiva do evento. “Prevenção de acidentes é essencial para a saúde dos trabalhadores, por isso, eventos como a SIPAT são realizados com frequência”, concluiu.
FONTE: ASSESSORIA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???