Famílias unidades pelo xadrez

Os Jogos Escolares do Paraná reúnem várias famílias durante os dias de disputas. A fase macro regional que foi realizada em Cornélio Procópio é uma prova disto. Na categoria de xadrez, são duas famílias que participaram durante os dias de competição.
A família Druzini é apaixonada pelo xadrez. Os irmãos Lucas, 15 anos, e Maria Gabrielle, 13, estão concentrados durante as partidas em busca da vitória. Há vinte e cinco anos os pais da dupla possuem um projeto em parceria com a prefeitura de Cornélio Procópio: o Clube de Xadrez Democrata.
“O clube é aberto ao público. Atualmente, temos quarenta e cinco crianças que participam das aulas, que acontecem de segunda a sexta-feira, no período noturno. Também participam professores e comunidade” explica o árbitro de xadrez e pai das crianças, Claudemir Druzini.
Druzini destaca que o objetivo principal, além da inclusão dessas crianças, é torná-las adultos pensantes, porque o xadrez faz com que elas comecem a pensar. Segundo a professora de xadrez e mãe da dupla, Zilda Maria da Silva, os dois mais a outra filha, Anne, 9, começaram a praticar o xadrez desde os três anos de idade. Em 2010 a filha mais nova, a Anne, ficou em primeiro lugar no campeonato paranaense de xadrez. Nesse ano a Maria Gabrielle ficou em sétimo lugar no mesmo campeonato.
Mais familiares
Os gêmeos Igor e Iolan da Silva Dias de Mattos, 15, também participaram das disputas de xadrez. Eles representaram o Colégio Universitas de Ribeirão do Pinhal. Além da concentração, os irmãos também se inscreveram no vôlei de praia. Mas na primeira partida, perderam por WO por estarem, no mesmo horário, à frente do tabuleiro.
A professora dos gêmeos, Cristiane Bianchi, destaca que os dois possuem um histórico escolar exemplar. “Os dois são ótimos na escola, aprendem fácil, são dedicados e não desistem fácil” diz Cristiane. Para eles vai ser complicado passar para a fase final, mas a parceria que os dois têm prevalece. “Nós fazemos quase tudo juntos se formos desclassificados ou conquistar a vitória, apoiaremos sempre um ao outro”, declaram os gêmeos.

Com informações da Assessoria dos Jogos Escolares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???