ARTIGO: Volta!

* Vicente Estanislau Ribeiro                  

A tradicional e mais importante rua de nossa cidade, a Paraná, ao longo dos últimos anos, gradualmente está mudando o seu visual, quer seja na modernização das lojas, das fachadas ou dos respectivos imóveis, inclusive com aumento razoável de novos estabelecimentos.
Isso, ninguém pode negar, está tudo às claras e pode ser visto naturalmente. Palco de grandes acontecimentos sociais, a Rua Paraná vem ganhando embelezamento, força e vitalidade.
Contudo, tirando o lado bom e otimista, também há um outro de tristeza.
Num dos principais quarteirões que fica bem centralizado e concorrido comercialmente, alguém, que por 45 anos consecutivos, ali esteve diariamente, fazendo o que mais gosta; trabalhar com a clientela nas três faixas etárias: crianças, jovens e adultos, encontra-se ausente.
Subitamente afastou-se de seu estabelecimento, deixando a família gerir os negócios.
No mês de abril que passou, fez um ano de seu distanciamento.
Naquele imóvel comercial de número 951, exerceu regularmente, dia após dia, o seu trabalho, pois nesse ramo não há folga ou feriado, vai de segunda a segunda-feira. Quantas manhãzinhas dominicais, na Rodoviária, lá estava, a espera dos principais jornais que vinham nos ônibus das linhas de São Paulo e Londrina para atender a sua fiel freguesia.
Uma síntese de sua trajetória de vida. Mineiro de nascimento. Aqui, chegou ainda moço, solteiro e cheio de sonhos a realizar, como qualquer outro sonhador, vindo da cidade co-irmã platinense, na esperança de vencer numa terra que sempre foi denominada de Capital Estudantil do Norte Pioneiro. Iniciou suas atividades no ramo da cultura, com o nome: Agência Brum de Revistas Ltda, principalmente como representante das Editoras Abril, Ediouro e de tantas outras importantes, além é claro da papelaria e assemelhados.
Refiro-me ao estimado comerciante, Enéas dos Santos Brum, carinhosamente conhecido pela clientela e comunidade como “Néia da banca”.
Trata-se de uma pessoa simples, calma, bem articulada e antenada para os negócios.
Fez a opção por Jacarezinho como seu destino e aqui ficou, criando fortes raízes na comunidade local; constituiu família, Ana (ex-Banestado) sua esposa e dois filhos: Néinha e Eliana. Preside, há vários anos, o Sindicato dos Lojistas do Comércio.
A sua loja se destaca com o clássico e sugestivo lema publicitário: “Ler é um hábito de pessoas inteligentes”, atingindo várias gerações de leitores, de gostos e segmentos diversos.
Não podia ser diferente, uma de suas principais paixões é a leitura, em especial a revista Veja, o jornal Folha de São Paulo, Super Lance Esportes e outros passatempos como, os livretos de bolso, bangue-bangue, ficção e as tradicionais revistas de Walt Disney, Zé Carioca, Pato Donald, Mickey, Tio Patinhas e outros gêneros.
Quantas vezes estive em seu comércio;  sempre cortês e sorridente, numa das mãos o inseparável pseudo companheiro, o cigarro.
No decorrer do dia, gostava de tomar um cafezinho no bar da Skina com os seus clientes, amigos, vendedores ou representantes, para trocar experiências com uma boa e agradável conversa.
Seu time de coração, infelizmente, é o Corinthians e tem uma admiração, ainda hoje, pelo saudoso líder pedetista, Leonel Brizola, mas tornou-se também um simpatizante do presidente Lula e do Partido, o PT.
Sou sabedor que muitas pessoas, principalmente a faixa acima dos cinquentões, vai até à banca, e não o encontrando pergunta à sua esposa Ana ou aos funcionários, onde está o senhor Enéas? Aquele camarada que tanto tempo tão bem serviu atenciosamente, sendo o protótipo da leitura e da boa prosa!
Nos dias atuais, ele se encontra caseiro, evitando dar o ar da graça naquilo que fez e muito bem, por longos anos.
“Néia”! Seus amigos, clientes e a própria comunidade, numa só voz, em coro e num tom forte, pede para que você, um comerciante convicto de quase 50 anos de trabalho, honrado e digno, retorne a seu lugar de fato e de direito, proporcionando a mesma alegria e graça da Rua Paraná atual, no endereço novo de n° 945 da Nova Brum Cultural, como se fosse o seu primeiro dia de trabalho em Jacarezinho, na cidade que você escolheu e ela, com carinho, o adotou.

* Vicentinho é licenciado em historia e bel. em direito.
   E-mail: ver_vicentinho@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???