O programa Saúde do Idoso, promovido pela Secretaria de Saúde da prefeitura de Ribeirão Claro quer melhorar a qualidade de vida de integrantes da terceira idade do município. Na última semana, participantes do projeto Caminhada na Praça fizeram exames de rotina e assistiram palestras dadas por profissionais de saúde. A ideia é diminuir a incidência de doenças como hipertensão e diabetes, comuns nessa faixa etária. Integrantes da terceira idade participam todas as semanas de caminhadas e atividades físicas na Academia da Terceira Idade (ATI) com supervisão de profissionais da saúde. O programa recebe o apoio do prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo (PV).
Após a aferição de pressão arterial e glicemia (diabetes), os idosos tiveram uma palestra proferida pelo médico do município, Jorge Ferreira Filho. Entre as recomendações, o médico lembrou cuidados com a alimentação, prática regular de exercícios físicos e exames de rotina para identificar possíveis problemas em seu estágio inicial. “As doenças relacionadas à diabetes e colesterol são as que mais matam no mundo”, informou.
Segundo o palestrante, o descontrole das taxas de colesterol e glicose no sangue está entre as principais causas de derrames cerebrais (AVC), pressão alta e problemas cardíacos. “O processo que leva as pessoas à morte é lento e pode levar muitos anos, mas as consequências causam sofrimento para a pessoa e a família”, explicou. Para o médico, além dos cuidados com alimentação e prática de exercícios físicos, a realização de exames periodicamente complementam os cuidados básicos. “Exames de colesterol, trigliceres e diabetes devem ser feitos pelo menos uma vez por ano”, recomendou. “Além dos exames de rotina, após os 40 anos, inclui-se exame de mama para as mulheres e de próstata para os homens”.
A secretária de Saúde, Ana Maria Baggio Molini, reforçou a importância de exercícios físicos e cuidados com a saúde. “Quanto mais a pessoa pratica exercícios, menos fica doente”, disse. De acordo com ela, para melhorar a saúde e qualidade de vida dos idosos do município, são feitas palestras periódicas sobre medicamentos, pressão arterial, diabetes, alimentação e atividade física. “Também promovemos atividades físicas práticas uma vez por semana na Academia da Terceira Idade e duas vezes por semana no projeto Caminhada na Praça”, lembrou. “As ações fazem parte do trabalho preventivo para doenças relacionadas à hipertensão e diabetes”, concluiu.
FONTE: Diórgenes Gonçalves
0 Comments:
O que você achou desta matéria???