Frei Giba

* Vicente Estanislau Ribeiro
Para o Senhor, Nosso Deus, não há hora, nem dia, mês, ano, enfim; não existe tempo, medida de duração dos fenômenos.
O Criador é a adição e resultado de tudo, dono do tempo e da vida, figura presencial em todos os momentos de cada um de nós aqui na terra. E Ele nos permitiu brindar com uma tarde memorável de bênçãos, orações, alegrias e operando maravilhas.
E a escolha do ordenando não poderia ser melhor, a cidade, a igreja, o local, os parentes, os amigos e a comunidade, pois os seus pais já não residem mais aqui, mas, ele, não abriu mão de suas raízes e origens.
Sábado, dia 28 de abril, em sua cidade natal, na Catedral Imaculada Conceição, num dos templos mais belos do Brasil, com seu povo e sua família foi realizada uma celebração mais do que especial.
A ordenação presbiteral do frei Gilberto da Silva, da Ordem dos Frades Menores da Província Franciscana da Imaculada Conceição, que coincide também, com o nome da padroeira, da nossa Catedral Diocesana.
Já presenciei, ao longo dos anos, alguns eventos religiosos solenes, mas igual à dessa última semana do mês de abril, ainda não tinha visto nada semelhante.
A igreja estava repleta de fiéis, além da comunidade local, caravanas de perto e de longe vieram prestigiar a solenidade.
O chamado de Deus foi para um jovem jacarezinhense, nascido em 24 de maio de 1982, filho do casal Maria de Lourdes e Pedro da Silva; na juventude chegou a trabalhar na Prefeitura daqui do município, nas dependências do Ginásio de esportes.
Até aí, tudo bem, mais um moço, igual a tantos outros de sua idade, cheio de expectativa, na ânsia de um futuro promissor na carreira profissional e pessoal.
Veio de um berço familiar sólido, a avó religiosa, dona Luzia Geralda de Souza, seus pais atuantes na comunidade paroquial da Vila Setti, com isso, influíram e favoreceram a sua decisão, espontânea e abençoada, de seguir a carreira religiosa, após o término escolar do 2º grau.
Onze anos de longos estudos teológicos e filosóficos para chegar até aqui, e ele escolheu a seguinte frase na sua ordenação: “Dei-vos o exemplo para que façais o mesmo que eu vos fiz”, (Jo 13,15).
O rito de Ordenação Presbiteral é realizado dentro da Liturgia Eucarística e compõe-se por uma sequência de ritos repletos de significados: chamada e apresentação do candidato, propósito do eleito, ladainha, imposição de mãos, prece de ordenação, vestição, unção com o óleo, entrega do cálice e patena, saudação e final. Num momento sublime, o que mais me chamou a atenção, com toque lacrimejante e de muita emoção, foi quando frei Gilberto prostrado (deitado de bruços ao chão), em sinal de despojamento e humildade, diante de toda a assembléia, os celebrantes cantaram a ladainha de Todos os Santos, pedindo o auxílio e a intercessão daqueles que nos precederam na fé, para que Deus derramasse com abundância a sua graça e sua benção sobre aquele que foi escolhido para a vocação presbiteral.
No transcurso da ordenação, houve um momento de alegria, quando os seminaristas de Ituporanga, SC, fizeram uma bonita homenagem para o seu orientador, frei Giba, todos eles abraçando-o ao mesmo tempo, em formato de círculo.  
De tudo que lá presenciei e vivi, me fez refletir algumas coisas. Uma delas, com certeza, é a dádiva e alegria nos corações do casal Maria de Lourdes e Pedro, genitores do frei Giba, como ele é carinhosamente tratado pelos confrades. O orgulho sentido pelos pais do filho que têm, num mundo completamente materialista e adverso, ter escolhido a estrada estreita, nos presenteando nas pegadas de Jesus. Quando na realidade a maioria dos pais de hoje, sofrem ao ver seus filhos em outro caminho, da estrada larga, das facilidades, perdições e das drogas.
Uma outra reflexão, é que o mundo tem jeito sim, apesar de tantas malignidades e torpezas, enquanto pessoas estiverem ouvindo o chamamento do Senhor para sua missão e obra, haverá derramamento de bênçãos sobre a humanidade e foi isso que aconteceu naquela iluminada e bendita tarde.
Parabéns! Frei Gilberto, confrades da sua ordem, bispo Dom Antonio que presidiu a ordenação e toda a assembléia de celebrantes.
Que Deus os ilumine!

* Vicentinho é licenciado em historia e bel. em direito.
   E-mail: ver_vicentinho@yahoo.com.br
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???