Com quase dois anos de espera do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os moradores do Norte Pioneiro (região de Jacarezinho) e Norte Novo (região de Cornélio Procópio) poderão utilizar o serviço ainda este mês. Está prevista para o dia 18 de maio a inauguração dos serviços nas duas regiões. Até a noite deste domingo não havia nada cancelando o evento.
Enfermeiros da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) realizaram recentemente uma vistoria nas bases que acomodarão as ambulâncias em Ibaiti, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Uraí.
A inauguração do SAMU será feita na Central de Regulação Médica de Urgências em Cornélio Procópio , que irá centralizar as chamadas de socorro e distribuição de atendimentos das unidades nos municípios. A unidade teve o imóvel alugado e adequado pela prefeitura e receberá nos próximos dias os equipamentos para o uso dos funcionários dos serviços.
Nas bases que acomodarão as ambulâncias de Unidade de Suporte Básico (USB) em Andirá, Bandeirantes, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos ficarão oito funcionários sendo quatro técnicos em enfermagem e quatro motoristas. Já em Jacarezinho e Ibaiti, que contam com veículos de Suporte Avançado (UTI Móvel), contarão com doze profissionais sendo quatro médicos, quatro enfermeiros e quaro motoristas.
O custo será dividido entre governo federal e estadual, além da contrapartida municipal que serão beneficiados pelo serviço, pré-fixada em R$ 0,25 por habitante. Algumas cidades da região desistiram do pagamento e irão ficar de fora do atendimento oferecido pelo SAMU. São elas: Barra do Jacaré, Cambará, Quatiguá, Santana do Itararé, São José da Boa Vista e Wenceslau Braz. Durante a inauguração está prevista a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???