Empresa ourinhense prejudica comércio em Jacarezinho

Uma empresa do ramo de estofados de Ourinhos/SP esteve em Jacarezinho, onde realizou no Salão Paroquial da Catedral Diocesana Imaculada Conceição na semana do dia das mães um “feirão de sofás”. A Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (ACIJA) e os empresários do ramo na cidade ficaram insatisfeitos com a exploração do comércio local, especialmente nas proximidades de uma data de aumento das vendas.
Após reclamações de empresários do ramo de estofados, a ACIJA procurou os órgãos responsáveis pela fiscalização para denunciar a venda e instalação de um feirão de sofás pela empresa ourinhense na cidade. Para o presidente da associação, Marcelo Oliveira, o evento prejudicou o comércio local e não houve meios legais para proibir a realização.
“Entrei em contato com a prefeitura. Entrei em contato com a Receita Estadual, para que tomassem uma providencia para ver se tinha alvará de funcionamento. A receita diz que foi verificar e eles (empresa) só tinham uma nota de transferência e não teria como colocar funcionários para permanecer no local e verificar se estavam emitindo a nota fiscal”, explicou Oliveira.
Segundo ele, depois de conversar com a responsável pela Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura, Nádia Jaqueline Cussolin, os fiscais foram até o local, mas explicaram que pelo fato do evento ser em local privado não teria como impedir o acontecimento. “O fiscal exigiu que a empresa recolhesse o alvará e por ser em local privado não teríamos como proibir. Quando é ambulante, tem uma taxa. Se fosse em via pública poderíamos negar o alvará ou pedir para se retirar, mas particular não tem como”, explicou Nádia.
“A Associação Comercial fez o papel dela, no sentido de ir encima, junto a prefeitura e junto a receita, cobrar dos órgãos competentes que fizessem o serviço deles, mas nada foi feito. A empresa vendeu os sofás e deixou o comércio insatisfeito”, declarou Oliveira. “Iremos entrar em contato com a catedral para explicar que esses alugueis estão prejudicando o comércio local”, finalizou Oliveira.
Para o empresário e proprietário da PVG Móveis, Douglas Alexandre Villa, a liberação para as vendas de empresas de fora na cidade atrapalha todo o comércio. “Não só eu que fui prejudicado diretamente, pois trabalho com estofados, mas os outros comerciantes também, pois tem outros ambulantes que vem para a cidade com uma liberação muito fácil da prefeitura”, desabafou.
Villa garante que a concorrência com as empresas de fora da cidade é desleal. “Eles vem de fora, ficam ai dois, três dias, pagam o transporte, pega o dinheiro das vendas e leva embora. O alvará é muito baixo para eles, já para nós que pagamos anualmente todas as taxas, assim fica difícil. Precisava de uma fiscalização maior por parte da prefeitura, uma ajuda maior para os comerciantes”, cobrou.

FONTE: JDS Comunicação

UAB recebe visita de consultora do Ministério da Educação

O pólo de Jacarezinho da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi avaliado pela consultora do Ministério da Educação (MEC), Maria da Silva Peixoto, na segunda-feira, 28. A prefeita Tina Toneti e o secretário de Planejamento, Nelson Paulino acompanharam a inspeção que teve como objetivo avaliar se a estrutura física está apta para manter os cursos à distância ofertados pela universidade no ano de 2013.
A UAB oferece cursos de graduação e pós-graduação à distância em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Prefeitura Municipal de Jacarezinho. Na oportunidade foram vistoriadas as salas de web aula, biblioteca, sala de informática, laboratório de física e todos os outros ambientes do pólo.

Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Mais casas para o Norte Pioneiro

Joaquim Távora ganhará mais 20 unidades de casas rurais. Na manhã desta quarta-feira, 30, o prefeito do município Claudio Revelino, o Deputado Hermas Junior e o presidente da Cohapar , Mounir Chaowiche assinaram o  convênio para construção das moradias. Outras 25 casas rurais já estão em processo de inicio de obras, e mais, 131 casas urbanas serão assinadas nos próximos dias.  No total serão investidos R$6,4 milhões para a construção das 176 unidades habitacionais.
No ano de 2011 o deputado Hermas Junior solicitou, por meio de indicação, a construção das residências no município.Na assinatura do convênio, declarou estar satisfeito com mais um pleito atendido  “ Este é o resultado de muito trabalho e diálogo com o governo, conseguiremos atender mais 176 famílias que necessitam  das casas e resgatar a dignidade do nosso povo tavorense ” o parlamentar declarou ainda que esse é o resultado das audiências que diariamente realiza para entregar as reivindicações da população do Norte Pioneiro. O Deputado finalizou elogiando o trabalho da Cohapar  “ As casas para Joaquim Távora  são  um exemplo de  que, o governo está ouvindo as reivindicações do Norte Pioneiro  e atendendo de prontidão”  .
Para o prefeito de Joaquim Távora as novas residências atendem um pleito antigo da população “A residência fixa a família na cidade, evitando o egresso para grandes centros”.    

“Dilma deu uma de Hugo Chavez”, diz Lupion

Em entrevista concedida ao repórter Cristiano Vasconcelos, da Ric TV, o deputado federal Abelardo Lupion (Democratas) comparou a Medida Provisória 571, da presidenta Dilma Rousseff (PT), editada para suprir as lacunas deixadas pelos vetos que fez ao texto do Código Florestal, a um ato populista. “A Dilma deu uma de Hugo Chavez”, disse o deputado, ao lamentar os vetos.
“Os vetos são constitucionais, a presidenta tem o direito de vetar. Agora, ela não poderia editar Medida Provisória sem que antes fosse concluído o processo legislativo. Ela vetou e nós [Congresso Nacional] temos 30 dias para analisar a matéria. Só depois disso caberia a edição de uma MP, e mesmo assim, não no mesmo ano legislativo”, lembra Lupion.
O deputado disse ainda que a bancada ruralista vai ingressar com uma ação (mandado de segurança) no Supremo Tribunal Federal a fim de impedir a entrada em vigor da Medida Provisória. “São vetos populistas por causa da Rio +20 para [a presidenta] não ter que enfrentar protestos de ambientalistas na Conferência”, comentou o deputado, que disse viver no Brasil real. “O Brasil real não é o Brasil da Rio +20. Nós não podemos admitir a perda de 80 milhões de hectares de terras produtivas para a recomposição de áreas de preservação permanente (APPs), e também que essa conta saia do bolso dos produtores rurais”, argumenta. O setor do agronegócio responde, segundo o deputado, por um terço das exportações e dos empregos no Brasil. “Nós vamos exportar o que? Vamos comer o que?”, questiona.
Lupion acusa organizações não-governamentais estrangeiras de “darem pitaco” em assuntos internos que dizem respeito apenas aos brasileiros. “ONGs holandesas deveriam cuidar da Europa, onde há apenas 1% de vegetação nativa. No Brasil temos 56% do território preservado e podemos dizer que sabemos preservar o Meio Ambiente. No texto aprovado pela Câmara não existia nenhum artigo que permitisse a derrubada de florestas”, defende o deputado.
Impacto no Paraná
As alterações no Código Florestal impostas pela Medida Provisória 571 causará enormes prejuízos ao produtor rural paranaense. Apenas nos quatro grandes rios que banham o Estado é estimada em 250 mil hectares a perda de terras produtivas que deverão ser recompostas com mata nativa, segundo o deputado Abelardo Lupion. “Toda propriedade acima de 4 módulos fiscais terá que recompor as matas ciliares. Tínhamos tirado as várzeas das APPs, mas o texto da presidente as recolocou nessa situação. Ficou muito ruim o texto”, avalia Lupion.
Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) elaboraram cerca de 50 emendas à Medida Provisória 571. Os parlamentares tem até sexta-feira para apresentá-las. O atual presidente da frente, deputado Moreira Mendes (PSD-RO), disse que vários deputados vão entrar com mandado de segurança contra a MP, por considerarem “uma afronta” e “entendendo que a presidenta exorbitou no seu poder”.

FONTE: ASSESSORIA

Segurança Pública investirá no Norte Pioneiro

O secretário estadual de Segurança Pública do Paraná,Reinaldo de Almeida César, anunciou, na manhã desta terça-feira, dia 29, a criação da Delegacia Regional da Mulher e a instalação de um plano piloto de monitoramento por imagens em Santo Antônio da Platina. Ele recebeu uma comitiva de platinenses em seu gabinete, no Centro Cívico, em Curitiba.O deputado estadual Hermas Brandão Junior também participou da audiência.
Reinaldo de Almeida César também acatou outros pedidos feitos pelo Conselho de Segurança, mas negou alguns.
O documento com as reivindicações foi entregue e protolocado.
O secretário disse não ser possível, no momento, aumentar o efetivo de policiais civis ou viaturas e a instituição não possui imóvel nem pátio para colocar os carros apreendidos,informando ser essa uma situação em quase todo o país.Também declarou não ser prioritária a construção de um Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) no município, e nem a fixação de módulos policiais nos bairros, mas ficou particularmente interessado na implantação e instalação de ao menos 12 câmeras de monitoramento, nas principais saídas/entradas da cidade, bem como nos pontos centrais de maior fluxo de pessoas e automóveis.
Após debate, anunciou um plano piloto em Santo Antônio da Platina e determinou imediatos estudos sobre o assunto para sua assessoria, presente na reunião.
Já a criação de uma Delegacia Regional da Mulher será ajustada e incluída no orçamento da pasta para o ano que vem.Sensível, lembrou que a violência cresce contra o sexo feminino em todo o Brasil.
Também deu permissão para contratar mais quatro estagiários de Direito na delegacia platinense.Hoje, existe apenas uma estagiária.
Anunciou ainda sua vinda para Santo Antônio da Platina para uma audiência pública e visita técnica para tratar exatamente das demandas manifestadas.
Participaram da audiência também Márcio Jaquetti, comandante da PM platinense; o vereador Gil Martins (PMDB);o assessor especial da SSP,Daniel Conde Falcão Ribeiro;o presidente e o tesoureiro da Sociedade Rural do Norte Pioneiro,Edson Gaudêncio e Fábio Auersvald; a vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial, Glair Vilas Boas; o assessor jurídico do gabinete da prefeita platinense, Henrique da Silva Oliveira; o assessor parlamentar Esmael Carvalho e o jornalista Valcir Machado. O Conselho de Segurança de Santo Antônio da Platina deverá se reunir em breve para agendar a data para o secretário visitar a cidade. 

FONTE: NPdiario

Projeto continua incentivando novos talentos

O projeto originalmente denominado de “Terça-Feira Livre” continua revelando novos talentos em Santo Antônio da Platina e atrai mais pessoas a mostrar seus atributos. Desenvolvido pelo diretor municipal de Cultura, Carlos Alberto da Annunciação, ele é apresentado toda manhã de sábado no calçadão, área central do município.
Ele lembra que o projeto inicialmente era na noite de terça-feira pela Feira Livre, com isto, várias pessoas que passavam pelo local e acompanhavam as apresentações. “Com as reformas da Casa da Cultura tivemos que encontrar um novo horário e local. As pessoas que passam por aqui se interessam em prestigiar os talentos escondidos de nosso município”, comenta Carlos da Annunciação. O diretor de Cultura ainda destaca que os interessados podem se inscrever para participar no Departamento Municipal de Cultura, que fica na Avenida Oliveira Motta, no prédio da Secretaria de Educação.

É preciso campanha para a prática do ciclismo

Andar de bicicleta é uma prática saudável que vem ganhando adeptos a cada dia que passa. Para a segurança destas pessoas, a vereadora de Jacarezinho Maria Luiza Boberg (PMDB) destacou que seja feita uma campanha para orientar os ciclistas sobre os equipamentos de segurança.
“Várias pessoas estão optando pela bicicleta para realizar uma atividade física, além de ser um excelente meio de locomoção”, comenta a vereadora. Ela se torna uma alternativa para prevenir problemas de saúde, preservar o ambiente, manter o bem-estar e a qualidade de vida.
Segundo uma matéria do Jornal Folha de São Paulo, no Caderno Equilíbrio, andar de bicicleta reduz o colesterol à pressão arterial, ajuda a controlar a diabete e diminui o risco de doenças coronarianas, além de contribuir para a redução da obesidade e fortalecer os músculos dos membros inferiores.
Nos equipamentos obrigatórios exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro está campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo. Mas apesar desta lei já está em vigor há mais de dez anos, pouca gente conhece e praticamente ninguém a cumpre.
“O capacete é um item considerado obrigatório pelos usuários conscientes, mas não conta no Código de Trânsito. Espero que possa ser feita uma campanha para alertar as pessoas que praticam esta atividade, além de poder atrair mais pessoas a andar de bicicleta e ter uma vida mais saudável”, observa a vereadora Maria Luiza Boberg.

Usuários poderão saber de resultados de exames nos postinhos

Os exames coletados no Laboratório Municipal de Jacarezinho, localizado no Posto Central, poderão ser retirados em qualquer unidade de saúde. Esta informação foi repassada pelo Secretário Municipal de Saúde, João Luccas Thabet Venturine, nesta semana e irá facilitar a vida para a comunidade.
“Antes a pessoa tinha que se deslocar de sua casa até o Posto de Saúde Central para poder retirar o seu exame”, comenta João Luccas. Ele explica que os resultados serão informatizados numa rede privada para as unidades de saúde e facilitará o deslocamento dos pacientes somente para estes fins.
Equipamentos
O Secretário de Saúde também destacou a aquisição de um “Analizador automatizado de bioquímico”. Este equipamento terá um investimento de aproximadamente R$ 60 mil. “Isto reduzirá o valor investido em terceirização para os exames ficarem prontos, além do tempo de espera ser menor”, ressalta.

Ibaiti inaugura SAMU nesta sexta-feira

O município de Ibaiti inaugura nesta sexta-feira, 1, às 10 horas o Serviço de Atendimento Movem de Urgência (SAMU) ao lado do Hospital Municipal. A informação foi repassada pelo prefeito Luis Carlos dos Santos, o Peté, por telefone. O objetivo não é apenas transportar pacientes, mas sim dar apoio e assistência ao paciente.
No último final de semana foi inaugurada da Central de Regulação Médica de Urgências em Cornélio Procópio que será a base operacional das unidades pelo Norte Pioneiro. Pete explica que a base avançada do município contará com quatro médicos, quatro enfermeiros, oito motoristas e quatro técnicos de enfermagem.
O custo será dividido entre governo federal e estadual, além da contrapartida municipal que serão beneficiados pelo serviço, pré-fixada em R$ 0,25 por habitante. Algumas cidades da região desistiram do pagamento e irão ficar de fora do atendimento oferecido pelo SAMU. São elas: Barra do Jacaré, Cambará, Quatiguá, Santana do Itararé, São José da Boa Vista e Wenceslau Braz.

DICA DE SAÚDE – 31 de maio

“Dica de saúde” é um oferecimento de Dr. Sérgio, médico conceituado em Jacarezinho

Prevenção de cáries nas crianças

Ter uma boa higiene bucal é muito importante, pois é essencial para criar bons hábitos nas crianças. Desta forma eles aprendem a cuidar de seus dentes a partir de pequenos hábitos e preservam sempre.
Se as crianças não se importam com a higiene dentária pode aparecer rapidamente a cárie, que é um problema de saúde com uma grande despesa médica. Se queremos prevenir a cárie em nossos filhos, temos que fazer é uma boa higiene e uma prevenção eficaz.
As cáries são causadas por certas razões, incluindo bactérias encontradas na boca. Para evitar isso, você tem que escovar corretamente os dentes, passar fio-dental e usar um anti-séptico bucal boa para removê-los.
Para evitar que a cárie nas crianças devem evitar que elas consumam açúcar em excesso, porque com a ingestão recente aumenta o risco de cáries. É melhor evitar todos os tipos de balas e doces porque o açúcar é amplamente consumida de uma só vez.
A limpeza adequada é um fator importante quando se trata de prevenir cáries. As crianças têm de aprender a escovar os dentes e alcançar todos os cantos. Se não limpam algumas áreas por problemas de acesso ou porque não escovam os dentes corretamente, há um risco aumentado de bactérias.
Quando as crianças são jovens estão no processo de desenvolvimento da boca, e por isso é importante garantir que seus dentes cresçam fortes e saudáveis. Utilizar cremes dental com flúor é muito importante, tendo em conta os dentes são saudáveis.
O melhor é ir ao dentista para ensinar as crianças a escovar os dentes corretamente e fazer certas revisões periódicas para resolver quaisquer problemas iniciais. Se não descobrirem as cáries elas podem aumentar de uma forma muito rápida, principalmente nessa idade.


“Dica de saúde” é um oferecimento de Dr. Sérgio, médico conceituado em Jacarezinho

CRÔNICA: Ele não tinha dezesseis

Tony Lima
“Tudo é dor e toda a dor vem do desejo de não sentir dor!”
Na verdade não dava pra ver direito, estava tudo embaçado. Era três da tarde. Sol de rachar. E tudo estava embaçado. Embaçou a lente dos óculos, lágrimas fazem isto. Tirar os óculos é pior. Aí é que não enxerga mesmo. A fraca visão é resultado da miopia e fotofobia, ambos descobertos em 99’. As lágrimas eram resultados de outras coisas.  Brigas na verdade.
A próxima curva é pra direita. “Mas com minha vida pra onde eu vou?”, pensou e até sorriu. Estranho como se sabe o caminho de condução (do carro), mas não sabe dirigir o rumo da própria vida. No rádio do carro toca “dezesseis”. O racha, a curva do diabo. O coração partido. O nosso Jhonny era o maioral.
“Mas eu nem penso  em suicídio”, pensa em voz alta enquanto tenta dirigir o carro que nunca soube a cor direito. E iria sem saber se de fato era vermelho ou não – coisas da fotofobia – “alergia maldita”, resmungara certa vez.
Outro pensamento “maluco” passa pela cabeça: Dizem que quem sonha alto o tombo é grande. Só que se esqueceram de me perguntar se eu tenho medo de cair?. “Bob Marley agora?”, e teve vontade de rir. Talvez de desespero ou da confusão que estava a na cabeça.
“Eu avisei você que esse teu temperamento ia te fazer perder coisas e quiçá pessoas importantes!”, mas ele preferiu não ouvir. E não ouviu a amiga...
Temperamento explosivo, raivoso, eufórico e violento. As palavras saem sem pensar e “danem-se” os outros. Palavras machucam pessoas! Matam. E chorar a morte não trará ninguém de volta. Mesmo que esteja viva. E agora ele chorava porque enfim feriu um coração que lhe importava.
“Tudo é dor e toda a dor vem do desejo de não sentir dor!”. A próxima curva era pra esquerda.  Era. Estavam embaçadas demais, as lágrimas secas nos óculos.  Estava embaçado. Não ia adiantar tirá-los do rosto. A culpa não foi do caminhão.  E ele nem percebeu a faixa. Na verdade não viu.
E nem viu que todos os “feridos” agora o olhava. E todos o amavam. E então calmo deitado entre flores não precisou mais se preocupar em dar respostas rápidas e afiadas ou na existência de Deus pra resolver os problemas. Tudo estava consumado... E Ele que nem pensava em suicídio. 

Tony Lima é radialista na Rádio Educadora AM de Jacarezinho

Apae recebe van que vai melhorar o transporte dos alunos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Jacarezinho, foi beneficiada com uma van que vai proporcionar mais conforto no transporte dos alunos da instituição. O veículo foi adquirido juntamente com um ônibus adaptado que ainda será entregue a Apae, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Chico da Princesa, com contrapartida do Município de Jacarezinho.
A prefeita Tina Toneti afirmou que a emenda do deputado no valor de R$300mil, foi feita no ano de 2009, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). A aquisição dos veículos também teve uma contrapartida do Município, no valor de R$75 mil. “Fico muito feliz em poder fazer a entrega da van, e em breve, estar apresentando também o ônibus adaptado. Esses veículos vão proporcionar mais conforto tanto no transporte diário, como em viagens para jogos e atividades culturais que os alunos participam”, destacou Tina.
Inicialmente, os recursos seriam destinados para a construção de uma piscina térmica coberta para a Apae, porém, conforme explicou o secretário de Planejamento, Nelson Paulino, o Ministério não previu naquele ano uma ação para esta aplicação. “Assim, após consultar a direção da Apae e o deputado, depois de muito empenho a prefeita Tina que estava em Brasília na ocasião conseguiu, para não perder o recursos da emenda, alterar o objeto para um ônibus adaptado e uma van”, acrescentou Nelson Paulino.
O veículo foi entregue a Apae no último domingo, 27, no tradicional churrasco promovido pela instituição e que reuniu cerca de 2.000 pessoas.

Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Inaugurado Estação de Tratamento de Esgoto

A Prefeitura de Santana do Itararé, no Norte Pioneiro, assinou na sexta-feira (25) com a Sanepar o Contrato de Programa para Prestação de Serviço Público de Abastecimento e Esgotamento Sanitário, que prevê metas e investimentos em saneamento no município para os próximos 30 anos. A assinatura ocorreu durante a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fartura.
A implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade está incluída nas metas definidas pelo Contrato de Programa, que foi assinado pelo prefeito José de Jesus Isac e pelo diretor Comercial Antonio Carlos Belinati. Estavam presentes na inauguração o gerente Regional da Sanepar em Santo Antonio da Platina, Gandy Ney de Camargo, o gerente de Obras da Sanepar para a Região Nordeste, Luiz Nacayama, o secretário municipal de Engenharia e Urbanismo, Valdir Aparecido Vieira, e os vereadores Sirineu Mota Pereira e Gilma Egídio Pereira.
Para a implantação do sistema foram investidos R$ 553,8 mil pela Funasa, Prefeitura e Sanepar. Com a assinatura do Contrato de Programa, já estão asseguradas mais R$ 1,35 milhão para a ampliação do sistema, que vai elevar o atendimento com coleta e tratamento de esgoto para 27,9% da população até dezembro de 2014.  Em maio, foram concluídas as obras da estação, de 500 metros de rede coletora, 312 metros de interceptor e de um emissário. Com os novos recursos haverá ampliação de 7,7 quilômetros de rede coletora, implantação de 687 metros de linha de recalque e de uma Estação Elevatória de Esgoto.
Saneamento - O prefeito José Isac afirma que a obra vai atender a um anseio antigo da população. “Depois da saúde, a principal reivindicação é saneamento. A fossa tem sido um problema para os moradores”, afirma. Segundo ele, a renovação do contrato com a Sanepar é uma garantia de bom atendimento. “Sozinho, o município não teria condições de fazer esses serviços. A Sanepar nos atende muito bem com água e, agora, também teremos o serviço de esgoto”, disse.
O diretor Comercial agradeceu ao prefeito e à população a confiança depositada na Sanepar com a assinatura do Contrato de Programa. “A Sanepar tem trabalhado para retribuir essa confiança. As obras concluídas e as que estão programadas trazem saúde e dignidade à população”, destacou Belinati.

Moradores da Zona Rural participam de curso de capacitação

A prefeitura de Ribeirão Claro promoveu cursos de capacitação durante todo o mês de maio para moradores da área rural do município. A iniciativa é organizada pelo A capacitação foi oferecida através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e já beneficiou diretamente mais de 20 moradores do bairro rural dos Três Corações e Distrito Administrativo da Cachoeira. No bairro Três Corações, o curso aconteceu no Colégio Estadual Sebastião Leite da Silva, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). O oferecimento de cursos e capacitações faz parte do programa de geração de emprego e renda, criado pelo prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV).
A abertura do curso nos Três Corações contou com a presença da primeira-dama Cleide Maria Baggio Araújo, que falou sobre a oportunidade de gerar renda para os participantes. Ela aproveitou a ocasião para agradecer o empenho da diretora da escola Irene Carmem de Araújo, conhecida como "Tiquinha", essencial para a realização do curso. Durante o mês, foram oferecidos cursos entre os dias 7 e 11, nos Três Corações, 14 e 18, na Cachoeira. Na última semana, entre os dias 21 e 25, foi oferecido o curso de modelagem e Henna para sobrancelhas, novamente no bairro Três Corações.
O objetivo dos cursos é desenvolver técnicas de acordo com o tipo físico e a ocasião, valorizando os pontos fortes da fisionomia. Entre os conteúdos ensinados estão os tipos de pele, sua estrutura, suas características e funções; cuidados com a pele; formato do rosto; produtos adequados para cada tipo de pele e idade; preparo da pele para aplicar a maquiagem; técnicas de aplicação correta dos produtos e técnicas de finalização para valorização do visual.
De acordo com a assistente social Juliana Aparecida Fernandes Vieira, além da possibilidade de aplicar os conhecimentos aprendidos na abertura de um negócio, as participantes podem usar as informações para melhorar a própria aparência. “Na realidade a maquiagem é uma forma de realçar e valorizar a beleza, assim refletindo diretamente na autoestima”, conclui.

Prefeitura promove leilão de gado

A Prefeitura de Santo Antônio da Platina realiza na próxima quinta, dia 31, leilão de bens semoventes. O edital 002 – processo 524 é dividido por lotes: com novilhas, vacas e garrotes Girolando; um touro Nelore; bois e touros Holandeses e Girolando.
O valor mínimo de arrematação dos lotes: 01: R$ 4.850; 02: R$ 5.350; 03: R$ 4.200; 04: R$ 4.300; 05: R$ 4.100; 06: R$ 5.100 e 07: R$ 5.800.
O recebimento dos lances será no dia 31 de maio às 09h30 na Escola Municipal Francklin Delano Roosevelt (Escola Agrícola), situada na BR 439 – Fazenda Santa Joana.
Informações: A cópia do Edital e demais informações, encontram-se à disposição dos interessados na prefeitura, em horário comercial, das 08h30 às 11h e das 13h às 17h, ou pelo telefone (43) 3554-8700 – e-mail: licitacao@santoantoniodaplatina.pr.gov.br

Com informações da Assessoria – Priscila Mota

Banco de Cadeiras de rodas auxiliará população

Um projeto inovador no Norte Pioneiro. Esta é a intenção do Rotary Clube de Santo Antônio da Platina com o “Banco de Cadeiras de Rodas”. Ele auxiliará pessoas com necessidades especiais que precisam de equipamentos para o seu cotidiano.
O Presidente do Rotary Clube, Renato Egea, comenta que serão 10 cadeiras de rodas, 5 cadeiras de banhos e 20 muletas. “A pessoa que for utilizar estes equipamentos deverão apresentar documento médico que comprovem a necessidade”, explica Renato Egea.
Ele ainda destaca que o projeto está em fase de aquisição e estruturação. “Estamos abertos a doações de empresários com fundamento de ampliação deste projeto”, argumenta o presidente do Rotary Clube. 

Comunidade já pratica atividades em ATI

Os moradores da Vila Rica em Santo Antônio da Platina já realizam diversas atividades físicas na Academia da Terceira Idade (ATI) instalada no bairro. O diretor municipal de esportes, Jaime Sacco, destacou que esta era um pedido antigo da comunidade.
“Nos finais de semana e em algumas determinadas horas do dia é possível ver dezenas de pessoas realizando atividades físicas. Isto é muito importante e gratificante ver que este projeto está sendo bem usado no bairro”, comenta Jaime Sacco.
A idéia da criação dos aparelhos foi inspirada em ações promovidas por Pequim, na China, em dar condições para que os idosos façam exercícios físicos em espaços públicos. Os 10 aparelhos que compõem a ATI ajudam a fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e flexibilidade aos músculos. 
“Com os trabalhos desenvolvidos nas outras academias, foi constatado que houve diminuição na procura de médicos pela falta de exercícios físicos. Além disto, estas pessoas ficam mais alegres com a prática da atividade”, argumenta Jaime Sacco.

Postos de Saúde terão atendimento noturno

Os Postos de Saúdes dos bairros Aeroporto e Vila São Pedro em Jacarezinho terão atendimento de consultas médicas no período noturno. A informação foi repassada pelo Secretário de Saúde João Luccas Thabet Venturine.  A intenção é aumentar o atendimento básico à população e reduzir o número de consultas de rotina no Pronto Socorro Municipal.
“Nossa intenção é que estas consultas comecem a funcionar no começo de junho. Já realizamos todo o procedimento e contratação de médico”, argumenta João Luccas. Serão quarenta consultas diárias entre as 18 e 21 horas, sendo nas segundas, quartas e sextas-feiras no Posto de Saúde do bairro Aeroporto e nas terças e quintas-feiras na Vila São Pedro.

Moradores sofrem com falta de sinal de celular

Os moradores do bairro Aeroporto de Jacarezinho já se acostumaram a olhar o celular e ver sem sinal de torre no visor do aparelho. Isto acontece em várias ruas do bairro, o que deixa muitas pessoas indignadas.
“É preciso uma atenção especial com nosso bairro”, desabafa Flávio Luiz Ribeiro. Ele destaca que muitas vezes a ligação cai pela falta de torre. O presidente da Associação do bairro Aeroporto, Carlos Cesar Bueno foi até uma emissora de rádio local e destacou que esteve na sede das empresas TIM e VIVO solicitando melhorias. “Os diretores das duas empresas enfatizaram que será feito um estudo para a instalação de torres no nosso bairro”, comenta. 

Câmara participa da Campanha do Agasalho

A Câmara Municipal de Jacarezinho participa da Campanha do Agasalho 2012 do Programa Voluntariado Paranaense (PROVOPAR) com o lema: “Demonstre calor humano! Doe agasalhos!”. A Campanha busca atender aproximadamente 400 famílias que receberão as doações.
O cadastramento daquelas pessoas que irão receber os agasalhos arrecadados teve início no dia 02 de maio e até o momento já teve mais de 170 famílias inscritas. No dia 02 de junho haverá um arrastão para a arrecadação em todos os bairros da cidade. Os funcionários do Poder Legislativo realizam a doação de vários agasalhos que já foram encaminhados para os órgãos competentes. Os interessados podem deixar suas doações na recepção da Câmara Municipal de Jacarezinho, onde tem um local destinado para este fim.

DICA DE SAÚDE – 29 DE MAIO

“Dica de saúde” é um oferecimento de Dr. Sérgio, médico conceituado em Jacarezinho

Aparelho auditivo

O aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico com um pequeno microfone que amplifica os sons. A perda da audição afeta as pessoas por diferentes causas, por isso, a prescrição de um aparelho auditivo deve ser realizada por médico especializado.
É importante saber:
- o aparelho auditivo não cura seu problema de audição, não é remédio;
- não é outro ouvido, mas fará você perceber diferentes sons e compreender melhor a fala;
- será de grande valor em seu dia a dia, tomando os cuidados necessários;
- é preciso que você se sinta bem com seu aparelho e perceba as vantagens que ele pode trazer para sua vida;
- é fundamental que compareça às consultas agendadas para tirar todas as suas dúvidas, acompanhar sua adaptação e treinar o uso e os cuidados com seu aparelho de forma adequada;
Ao receber seu aparelho, é possível que não consiga usá-lo o tempo todo.
Comece usando-o em casa, no silêncio e vá aumentando o tempo de uso e os locais onde costuma ir.
Cuidados com seu aparelho:
- ao colocar ou retirar o aparelho do ouvido, procure fazê-lo com calma e de preferência sentado na cama ou sofá, para que não caia no chão e quebre; se precisar, peça ajuda para alguém em casa ou use um espelho;
- guarde-o sempre em sua caixinha;
- nunca molhe o aparelho nem o leve em locais úmidos, como piscinas, mar, chuveiro. Em dias de chuva, se precisar sair, leve o estojo para guardá-lo caso seja necessário;
- nunca utilize álcool ou outras substâncias para limpá-lo; a limpeza deve ser feita apenas com lenços de papel ou papel higiênico, sempre secos;
- não exponha o aparelho ao calor forte, como no sol, no carro, próximo ao fogão, secador de cabelo;
- as pilhas e o aparelho devem ficar fora do alcance de crianças e animais de estimação, que podem pegá-lo para brincar e danificá-lo;
- utilize sempre pilhas adequadas para aparelhos auditivos.
Se você necessita usar dois aparelhos, use-os. Ouvir pelos dois ouvidos ajuda a localizar o som, entender a fala em locais barulhentos e perceber os sons de forma mais natural.
Dicas:
- você vai reaprender a ouvir todos os tipos de sons, agradáveis ou não, podendo estranhar no início. Com o tempo vai se habituar e não vai querer ficar sem o aparelho;
- procure observar em casa quais os sons você consegue identificar, mesmo os mais fracos. Você pode se surpreender com os sons que antes não escutava, como batida dos talheres no prato, batida dos pés, tic-tac do relógio, torneira aberta, toque do telefone, vento, passarinhos cantando, etc;
- para conversar, procure ficar mais perto e olhe para o rosto de quem fala. Se não entender, peça que repita no mesmo volume, mas um pouco mais devagar;
- quanto mais tempo você usar o aparelho, mais facilidade terá para reconhecer os sons e entender a fala das pessoas. Não desanime e se tiver dúvidas ou dificuldades, procure orientação no serviço de saúde.

“Dica de saúde” é um oferecimento de Dr. Sérgio, médico conceituado em Jacarezinho

Casa da Cultura deverá estar pronta em 60 dias

Os moradores de Santo Antônio da Platina que passam pela área central não conseguem ver, mas as melhorias na Casa da Cultura Platinense anda a todo vapor. A empresa de engenharia Dal Bianco, tem 60 dias para realizar os serviços de drenagens e estruturação das paredes.
“A Prefeita Maria Ana Pombo destacou que a reforma será feita da melhor forma possível e com recursos próprios do município”, comenta o diretor de Cultura de Santo Antônio da Platina, Carlos Alberto Annunciação. Ele ainda lembra que o município esperava por verbas federais e estaduais para as obras, mas até o momento não houve.
O diretor lembra que são quatro itens que serão corrigidos: rachaduras, trocar todo o telhado, arrumar o sistema elétrico e o forro. Interditado desde 2005 por problemas estruturais, o prédio da Casa da Cultura Platinense preocupa os moradores pelas inúmeras rachaduras em sua edificação.  Localizado na área central do município, o prédio é cercado por residências, comércio e pelas escolas Santa Terezinha e Sagrada Família, área de grande movimentação.
Carlos Alberto Annunciação enfatizou que o local já tem estes problemas estruturais há mais de 15 anos. “Tentamos contato com a esfera federal com projetos para esta reforma, mas não houve uma ação concreta. Depois tentamos com a esfera estadual, mas infelizmente também não obtivemos respostas. Então a prefeita decidiu que as obras seriam feitas com recursos municipais para atender a comunidade”, ressalta o diretor de cultura.

Inscrições para Casamento Comunitário vão até quarta-feira

Os casais que desejam oficializar a união têm até quarta-feira, 30, para se inscrever na oitava edição do Casamento Comunitário, promovido pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho, através da Secretaria de Assistência Social. A cerimônia será realizada no dia 16 de junho, no Cine Iguaçu.
As inscrições podem ser efetuadas das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Aeroporto e da Vila São Pedro e na Secretaria de Assistência Social (Centro). Quem preferir pode agendar o horário para a inscrição pelo telefone (43) 3911-3107.
Documentos
Para se inscrever no Casamento Comunitário, cada um dos interessados deve apresentar original e duas cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG); CPF; comprovante de residência e Certidão de Nascimento original e atualizado de 2012, se solteiro; Certidão de Casamento com averbação de divórcio atualizada de 2012, se divorciado; e Certidão de Casamento e Atestado de Óbito atualizados de 2012 do cônjuge falecido, se viúvo. Pessoas na faixa dos 16 aos 17 anos devem providenciar também autorização dos pais.

Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Adquirido equipamento para Usina de Asfalto

A Prefeitura de Santo Antônio da Platina, através da Secretaria de Obras, recebeu na última semana mais um equipamento para compor a Usina de Asfalto na Escola Agrícola. Para atender a demanda dos serviços de tapa buracos e pavimentação a administração fez uma série de investimento em maquinários.
A máquina Elfont é um espargidor de asfalto, projetada para operar com emulsão a frio – pavimentação econômica. Este equipamento soma-se ao já adquiridos: um tanque para armazenar a emulsão; uma distribuidora de agregados (pedras) e uma vibro acabadora que trabalha com massa asfáltica quente e fria. A Usina está instalada no Colégio Agrícola e está trabalhando pesado para que a cidade seja recapeada, atendendo as reivindicações da população.

Obras em Fórum está dentro do prazo

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), desembargador Miguel Kfouri, informou que o projeto arquitetônico do novo Fórum Judiciário de Carlópolis segue nos trâmites previstos e no prazo planejado. O anúncio foi feito na última semana ao deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) e ao ex-prefeito municipal de Carlópolis, Roberto Coelho, filiado ao mesmo partido político.
Na reunião, em que também esteva presente o desembargador D' Artagnan Serpa Sá, Miguel Kfouri ratificou seu compromisso com a construção do fórum de Carlópolis. No último dia 2 de abril, o deputado esteve no gabinete do presidente do TJ expressando a necessidade na agilização da obra do novo fórum municipal.
Na ocasião o deputado explicou ao desembargador que o terreno, doado pelo município - com área de 6 mil  m², localizado na região central da cidade - já está registrado no Cartório de Registro de Imóveis, em nome do Tribunal de Justiça do Paraná.  “Estamos determinados e comprometidos a levar para Carlópolis essa importante conquista”, destacou o deputado. 
De acordo com o parlamentar a construção do novo prédio é um anseio antigo dos munícipes e necessário, uma vez que a atual sede do Fórum Judiciário já está pequena para atender as demandas.
O desembargador comprometeu-se a agilizar a programação do início da construção do Fórum e afirmou que virá a Carlópólis na ocasião ao lançamento da pedra fundamental da obra.
“Mais uma vez saímos satisfeitos com o que ouvimos do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. O desenvolvimento do projeto do fórum de Carlópolis está dentro das nossas expectativas e segue o andamento regular no processo licitatório", enfatiza Pedro Lupion.  
FONTE: ASSESSORIA

Casas noturnas poderão contar com câmeras de seguranças

Um dos assuntos mais comentados nos últimos dias em Curitiba diz respeito à necessidade de instalação de câmeras de segurança em bares e casas noturnas. Este fato deve-se a situações que tem ocorrido na capital, como foi o fato do rapaz que se envolveu em discussão com seguranças de um bar e que após hospitalizado, teve sua perna amputada.
Pensando na prevenção de acidentes desta origem, o deputado estadual Hermas Junior apresentou no inicio deste mês, juntamente com o deputado Gilberto Ribeiro, um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de equipamentos de segurança em bares, boates , casas noturnas e de shows, restaurantes, com a finalidade de melhorar a segurança dos frequentadores: “com o funcionamento das câmeras podemos evitar acidentes de tão tristes consequências, melhorar a segurança dos frequentadores e proprietários das casas, inibir crimes como assaltos , violência e agressão que são vistas diariamente em noticiários de todo o Brasil”, ressalta o deputado Hermas co-autor da iniciativa.
A matéria do projeto de lei especifica que estes estabelecimentos mantenham em seu interior e fora dele um circuito de câmeras de seguranças com recurso de gravação de imagens, as quais devem ser instaladas em pontos estratégicas, como portas de entrada e saída, de modo que sejam de fácil visualização dos clientes. O projeto prevê ainda que os estabelecimentos fixem uma escala de serviços com o nome de todos os funcionários que irão trabalhar naquele dia. A Associação de Bares e Restaurantes, a Abrabar declara ser a favor da auto-regulamentação de instalação de câmeras de monitoramento nos bares e restaurantes , pois podem auxiliar na elucidação de situações como esta que ocorrem dia-a-dia “a proposta vai contribuir com a sociedade com a prevenção destes incidentes” declara Fabio Aguayo, presidente da Abrabar.
O projeto apresentado no inicio do mês de abril está em trâmite na Assembleia Legislativa e antes de ir a votação em Plenário deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissões Permanentes. O Parlamentar co-autor da proposta afirma que com a instalação das câmeras, a atitude das pessoas agressivas ou criminosas pode ser inibida, e também permitirá a identificação com mais facilidade, beneficiando o trabalho da Polícia, em caso de ocorrência de crimes.

FONTE: ASSESSORIA

ARTIGO: Noventa Anos

* Vicente Estanislau Ribeiro
Já diziam as pessoas mais vividas que a idade é um estado de espírito. Tem gente que aos 90 anos, é espirituoso e carrega uma energia incomum e há aquele que aos 20, é insípido, melhor dizendo, sem interesse e graça.
Interpretando o dito popular, idosos com mentalidade de jovens e moços com idade de velhos.
Chegar a completar o nonagésimo aniversário com a mente e corpo em plena forma e equilibrado, não deixa de ser uma dádiva do Pai Celestial.
Foi o que aconteceu na sexta-feira, 25 de maio, no Jacarezinho Clube.
Lá, reuniu a matriarca aniversariante, filhos, netos, bisnetos, parentes e pessoas de suas amizades mais próximas. A solenidade teve um toque familiar, onde compareceram irmãs da protagonista, cunhados, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, enfim, uma memorável noite de alegria e felicidade.
Certos momentos da vida são tão especiais que merecem um tratamento diferenciado. Um encontro em família e com os amigos é o complemento perfeito para tornar esses momentos inesquecíveis.
Na maioria das vezes, o nosso dia-a-dia nos faz deixar para depois o que deveríamos fazê-lo em momento apropriado, como por exemplo, um registro de uma data importante, a quem a gente tanto ama, demonstrando carinho, afeto, respeito, admiração e acima de tudo, amor.
E, foi o que aconteceu com a homenageada da noite, dona Flávia Iliano Abud, viúva de Abrão Abud; principalmente, os filhos: Jorge, Soleide e Edison, sete netos e seis bisnetos, proporcionaram a ela uma bonita festa, com um delicioso jantar aos convidados.
A solenidade teve vários pontos de contentamento e bom-humor: Débora, sua neta, veio do Rio de Janeiro com a família, fazendo uma grata surpresa; Edison, músico e proprietário da Banda Santa Vitória, um dos filhos de Flávia, deu uma palhinha, cantando clássicos da boa música nacional e internacional; a emocionante presença de sua concunhada, professora Anita Abud.  Outra maravilha foi o comparecimento de Goricia, tia de Flávia de Itatinga, SP. Se a sobrinha comemorava noventa, logicamente a titia visitante tem um pouquinho mais, noventa e cinco, não é fantástico? Tudo isso, é que transformou o ambiente em um grande e inesquecível embrulho de presente, a família reunida, celebrando momentos bons e agradáveis.
Um e-mail vindo de uma irmã da aniversariante, Dalgisa de Curitiba, que a felicitava pela grande data e justificando a sua ausência, e junto à mensagem, uma revelação que a todos surpreendeu, ocasionando gargalhadas aos presentes.
Foi quando relembrou à Flávia, do seu casamento, onde, o noivo Abrão, retirou da loja de seu pai, em Ribeirão Claro, o par de sapatos que ela usaria no dia do “sim” e logo que terminou a cerimônia religiosa; Abrão, já casado, pegou-os de volta e os colocou novamente na loja, como se nunca tivesse saído dali, muito hilariante.
Estimada dona Flávia, segundo o ator britânico, Jeremy Irons, “Todos nós temos nossas máquinas de tempo. Algumas nos levam de volta, elas são chamadas de recordações. Já outras, nos levam adiante e são chamadas de sonhos”. 
E os teus sonhos foram transformados em realidade naquela noite, junto daqueles que tanto te admiram, respeitam e amam como mulher, mãe, avó, bisavó, companheira e amiga.
Parabéns e Felicidades pelo seu “90º Aniversário”, pois, a passagem do tempo deve ser uma conquista e não uma perda.

* Vicentinho é licenciado em historia e bel. em direito.
   E-mail: ver_vicentinho@yahoo.com.br

Vagas para deficientes ainda não são desrespeitadas

 “É rapidinho”. Esta é a principal frase de quem é pego estacionando em vagas preferências para pessoas idosas e deficientes físicos na área central de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. O Blog do Marcos Júnior acompanhou por algumas horas o sistema rotativo nos dois municípios.
O relógio da igreja Matriz em Santo Antônio da Platina não marca nem nove horas da manhã. As calçadas já estão lotadas de pessoas indo ao trabalho ou apenas passeando. As vagas de estacionamento também. Em frente a um estabelecimento bancário na área central do município, para um veículo na vaga reservada para deficientes físicos. O motorista sai caminhando normalmente.
Quando volta ao carro é questionado pelo local e tempo que estacionou, mais de quarenta minutos. “Foi rapidinho, tive que ir resolver uma situação na loja”, comenta. Quando destacado sobre a vaga preferencial, ele justifica: “Nem existe tantas pessoas que precisam assim para tantas vagas no centro da cidade”, comenta debochado.
Jacarezinho
No período da tarde, a empresa Blog do Marcos Júnior acompanhou o sistema rotativo em Jacarezinho. A falta de respeito em relação às vagas preferenciais é menor. Uma justificativa apontada por várias pessoas na Rua Paraná, principal rua de comércio do município, é a sobra de vagas pela implantação da Zona Azul.
“Antes só havia uma vaga para deficientes em frente a Caixa Econômica, nem assim as pessoas respeitavam. Agora que tem que pagar para estacionar por aqui, sobram vagas, somente por isto que as pessoas não estacionam nas vagas preferenciais”, comenta um aposentado.
Um motorista que foi pego na vaga exclusiva quando perguntado disparou. “Então me multe. Pois se você não vai me multar não tem que ficar reclamando”, e saiu irritado. 
Notificações
Todas as cidades brasileiras são obrigadas a destinar 3% das vagas de estacionamento público para idosos e 2% para deficientes. Porém, grande parte dos condutores de veículos ainda desrespeita a legislação e estaciona nas vagas preferenciais.
O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), em seu Art. 181, inciso XVII, determina que estacionar o veículo em desacordo com a sinalização para vagas exclusivas é uma infração leve, que enseja três pontos na habilitação, além de uma multa no valor de 54 reais e remoção do veículo.

Melhorias na área central agradam moradores

As melhorias realizadas pelo Departamento Municipal de Trânsito na área central de Jacarezinho vêm melhorando aos motoristas e pedestres que passam pelos locais. A principal mudança destacada foi no cruzamento da Rua Paraná com a Santos Dumont.
“Ficou muito melhor. Antigamente os carros tinham que avançar muito para poder cruzar a Rua Paraná, com isto parando em cima da faixa de pedestre e atrapalhando a vida dos pedestres”, comenta João Paulo.
O motorista Adalberto Henrique também enfatiza que foi muito importante esta melhoria. “Quem irá trafegar pela Rua Paraná tem uma guia exclusiva que melhorou o fluxo do trânsito e menos espera naquela esquina. Já quem apenas irá atravessar, ficou melhor o acesso”, enfatiza.
O diretor municipal de Trânsito, José Donizette Elero, explica que a sinalização foi corrigida, reparos nas faixas de pedestres, além de tachões (conhecidos como tartaruga) para dar maior segurança foram colocados. “Sem estas melhorias, os motoristas e nem os pedestres não respeitavam as sinalizações. Com isto, todos começaram a respeitar mais as leis de trânsito para maior segurança para todos os lados”, complementa Elero.

População contará com novos médicos no sistema básico

A Secretaria de Saúde de Jacarezinho terá dois novos médicos para o atendimento da população. Um ortopedista, que já está atendendo, e um obstetra que será contratado para atender na Unidade Básica de Saúde. A informação foi repassada pelo Secretário de Saúde, João Luccas Venturine Thabet.
“São duas especialidades que temos bastante procura”, enfatiza o secretário. O ortopedista já está atendendo 96 pessoas no Posto Central mensalmente. “O investimento é de R$ 3.600 por todas estas consultas. Quem ganha com isto é a nossa população”, complementa.
João Luccas também destaca que está previsto para os próximos dias a contratação de um obstetra. “Serão atendimentos itinerantes pelos postos. Ainda estamos analisando como será feito este cronograma”, ressalta o Secretário de Saúde.

Inclusão de profissionais com especialização em Libras ainda é preciso

A vereadora de Jacarezinho, Maria Luiza Boberg, (PMDB) destacou na última semana que é importante que as escolas municipais incluam professores especialistas em Libras e Braille.
Ela destaca que apenas um estabelecimento de ensino, particular, em Jacarezinho possui este tipo de serviço. “É muito importante dar o direito de aprendizagem igual a todos os alunos. Além disto, profissionais com este tipo de conhecimento seriam motivados a ensinar as crianças na área que gosta”, comenta Maria Luiza Boberg.
O objetivo é disciplinar o atendimento adequado à criança com deficiência visual e auditiva. Caso seja acato o pedido da vereadora, haverá formação de professores, especialmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para que possa ser dada aula bilíngüe (português e libras).
Existem cidades no Paraná que já contam com estas aulas, como é o caso de Curitiba. Onde os professores realizaram cursos que abordaram o conhecimento básico da Linguagem Brasileira de Sinais e da Cultura dos Surdos. Além disto, também tiveram aprendizado do alfabeto em sinais e também aulas de expressão corporal.
A vereadora também destaca que em 2010 a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou um projeto para a função de intérprete de Libras para as instituições estaduais de ensino superior. Segundo o projeto, será garantido o atendimento e o tratamento aos portadores de deficiência auditiva que freqüentam as faculdades públicas. Os tradutores atuarão nas salas de aula, interpretando de forma simultânea a língua portuguesa para a língua de sinais.
Para a vereadora é importante que o município também possa ter este beneficio na rede infantil. “O objetivo é disciplinar o atendimento adequado à criança com deficiência visual e auditiva”, comenta Maria Luiza Boberg.