Um trabalho mais forte na área educacional

Uma pessoa que vem trabalhando constantemente na área educacional É assim que a vereadora Maria Luiza Boberg (PMDB) coloca como principal pauta sua vida no Poder Legislativo de Jacarezinho. Desde o primeiro dia de mandato, ela se preocupa em vários pontos de melhorias para a população de Jacarezinho.
Na última semana a vereadora conversou com a Blog do Marcos e destacou alguns de seus projetos como membro do Poder Legislativo jacarezinhense.
Numa de suas primeiras solicitações, ainda no ano de 2009, foi a distribuição de cópias da Lei Orgânica Municipal nas escolas de Jacarezinho para serem consultadas a qualquer momento que precise. “A Lei Orgânica é o principal documento de um município, onde todos podem saber seus direitos e deveres dentro de Jacarezinho. Com estas cópias nas escolas, os jovens poderão ter conhecimento do que está e foi feito pelo município”, comenta Maria Luiza.
Libras e Braile
Um ponto também destacado pela vereadora é a inclusão de professores especialistas em Libras e Braille. A implantação seria através de concurso público e daria direitos iguais aos alunos matriculados na rede municipal de ensino. O objetivo é disciplinar o atendimento adequado à criança com deficiência visual e auditiva. Caso seja acato o pedido da vereadora, haverá formação de professores, especialmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para que possa ser dada aula bilíngüe (português e libras). Existem cidades no Paraná que já contam com estas aulas, como é o caso de Curitiba.
Bullying
Ir à escola para muitos alunos está se tornando uma tortura para centenas de estudantes, não só do Paraná como de Jacarezinho também. O bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente por um ou mais estudantes contra outros.
A vereadora Maria Luiza Boberg já solicitou que sejam promovidas aos trabalhadores de ensino do município uma metodologia para evitar o bullying. “É muito importante que todos os funcionários da escola, desde o diretor até a pessoa que cuida dos serviços gerais participem desta metodologia para evitar estes tipos de situações”, complementa a vereadora. Entre as atividades mais comuns do bullying é colocar apelidos, ofender, humilhar, discriminar, ignorar, perseguir, aterrorizar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, entre outros.
Urbanização trevos
Chegar aos trevos de acesso de Jacarezinho e deparar com um aspecto pouco atraente é comum. A vereadora Maria Luiza Boberg solicitou que seja providenciado uma reurbanização nas entradas do município. “Como ocorre em outras cidades, dá um toque de vida, organização e de alegria a nossa cidade”, justifica a vereadora. A intenção é urbanizar os locais com palmeira e azaléias que seriam doados por empresários e a comunidade.
A vereadora ainda explica que esta nova ‘cara’ na entrada do município iria deixar uma lembrança por quem somente passa de viagem. Além de poder atrair pessoas para conhecer nossa cidade. O trevo é primeira impressão que o visitante leva da cidade que esteve, tanto que muitas pessoas da região querem vir conhecer nosso município por causa da Estátua de São Sebastião.
Estacionamentos
Um ponto que a vereadora sempre destacou foi o problema no estacionamento para carros e motos. Antes da implantação da Zona Azul no município era comum encontrar uma moto ocupando o lugar que poderia ser utilizado por um carro.
Maria Luiza Boberg, na época, destacou que Jacarezinho está crescendo a cada dia sua circulação de carros e motos, ainda mais por ser uma cidade pólo regional. Ela sugeriu que seja organizado perto das esquinas este local privativo para as motos, assim serão utilizados mais os espaços para estacionamento.
Tambores químicos
A vereadora também encampou a luta pelo problema ambiental dos tambores químicos que estavam abandonados na área central do município. Duas empresas haviam deixados mais de 15 mil tambores que estavam degradando o meio ambiente.
Segundo dados do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Resicor possui licença de operação desde agosto de 2002. Já a outra empresa, Resimater Tecnologia Ambiental, está licenciada para a recuperação e reciclagem de resíduos oleosos desde novembro de 2003. Em janeiro de 2004, fiscais do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente realizaram uma vistoria na empresa e concluíram que os tambores estavam armazenados de forma inadequada no depósito, sem cobertura, e em contato direto com o solo. Muitos estavam deteriorados e enferrujados, provocando vazamentos. Dentro dos barracões, a situação era a mesma. No último ano, enfim os tambores foram retirados e levados para locais apropriados.
Homenagem
Desde o primeiro de trabalho a vereadora mobilizou para que as mulheres recebam homenagens pelos serviços prestados ao município no dia Internacional da Mulher. Em 2012 receberam a placa comemorativa Cleide Cesco (Primeira mulher eleita Presidente da Câmara), Valentina Helena de Andrade Toneti (Primeira mulher prefeita), Maria das Graças Figueiredo Saad (primeira mulher eleita vereadora) e Cássia Eclecy Pimentel Rocha Faleiros (primeira mulher historiadora eleita vereadora).
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

3 comentários:

  1. É muito importante a entrega de Lei organica para as crianças. Assim quem sabe podemos criar novos cidadãos sabendo sobre os direitos e deveres de cada jacarezinhense. Parabéns pela iniciativa vereadora

    ResponderExcluir
  2. Me lembro da história de urbanizar o trevo. Algumas pessoas acharam engraçado isto. Mas infelizmente não deu muito certo, pos poucos acreditaram na inciativa. Vocês viram como ficou bonita a entrada da nossa cidade vizinha de Santo Antônio da Platna? Paabéns vereadora pela iniciativa

    ResponderExcluir
  3. É importante ver esta situação do bulling... pois minha filha sofre preconceito pelo fato de ser gordinha. Já conversei na direção da escola, mas as provocações continuam. A criança tem que sentir prazer em ir estudar.

    ResponderExcluir

O que você achou desta matéria???