Quinta-feira fundamental para eleições 2012

Esta quinta-feira, 5, será decisiva para as pretensões eleitorais de postulantes a cargo de vereadores e prefeitos em vários municípios do Norte Pioneiro. Em alguns casos, são precisos seis meses de afastamento do cargo público ocupado para a disputa eleitoral.
Das 26 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro onze obrigatoriamente terão que trocar de chefe do executivo. Isto pelo motivo de Abatiá (Irton Muzell), Cambará (José Haggi Neto), Curiúva (Márcio Mainardes), Figueira (Geraldo Molina), Guapirama (Eduí Gonçalves), Ibaiti (Luiz Carlos dos Santos), Jacarezinho (Tina Toneti), Japira (Renato Custódio), Quatiguá (Efraim Bueno de Morais), São José da Boa Vista (Dilceu Bona) e Siqueira Campos (Luiz Liechoki) já terem seu prefeito reeleito em 2008.
Já em Andirá (Dr. Xavier), Barra do Jacaré (Edmar Albonetti), Conselheiro Marinck (Juarez), Jaboti (Esmair Carvalho), Joaquim Távora (Cláudio Rivelino), Jundiaí do Sul (Éclair Rahuen), Pinhalão (Claudinei Benetti), Ribeirão Claro (Geraldo Maurício), Ribeirão do Pinhal (Dartagnan Fraiz), Salto do Itararé (Israel Domingos), Santana do Itararé (José Isaac), Santo Antônio da Platina (Maria Ana Pombo), Tomazina (Guilherme Saliba) e Wenceslau Braz (Athayde Ferreira dos Santos Junior) os prefeitos terão a oportunidade de disputar a reeleição. Irá depender dos trabalhos que vem desempenhando nos últimos quatro anos.
O ex-prefeito de Wenceslau Braz, Cristóvam Andraus, já anunciou que irá entregar o seu cargo na Secretaria do Trabalho nesta quinta-feira. Já em Quatiguá, o prefeito Efraim Bueno destacou na última sexta-feira, 30, durante reunião da AMUNORPI que entregará o cargo de prefeito para a disputa de uma cadeira na Câmara Municipal.
Calendário eleitoral
O primeiro turno das eleições municipais do ano que vem será realizado no dia 7 de outubro. A convenção dos partidos para a escolha dos candidatos deve ocorrer entre 10 e 30 de junho do ano que vem. Escolhido, o candidato deve ser registrado até de 5 julho. O calendário do TSE informa ainda que as legendas têm até um ano antes do primeiro turno, portanto até o dia 7 de outubro de 2011, para obter registro no TSE. Essa também é a data limite para filiação.
Um dia após o registro do candidato estará liberada a propaganda eleitoral, como comícios e propaganda gratuita na internet. A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto e se encerra em 4 de outubro. Nas cidades onde houver necessidade de segundo turno, a propaganda estará liberada no dia 8 de outubro, mas em rádio e TV apenas a partir do dia 13, e se estende até o dia 26.
Além disso, o calendário determina que os candidatos devem apresentar a primeira prestação de contas dos recursos recebidos no dia 6 de agosto. A segunda parcial deve ser feita até 6 de setembro.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???