Depois de um tempo na estrada, quando o gosto de novidade vai se desfazendo, as crianças começam a perder a paciência. Sem nada para fazer, só querem saber de chegar logo ao destino.
Os pequenos passageiros ficam perguntando “Ainda falta muito? Tá chegando?”. Então a viagem que deveria ser prazerosa do início ao fim pode se tornar uma fonte de descontentamento para todos. No carro, quando as crianças ficam ansiosas, muitas vezes os adultos entram no clima e não sabem como reverter à situação.
Uma característica das crianças é que elas não gostam de se envolver em atividades muito longas. Começam e param de fazer várias coisas. As crianças passam o tempo todo sentado e o espaço reduzido dos carros limita seus movimentos e causa desconforto. As paisagens aos poucos vão ficando repetitivas. E os mais novos, que ainda não estão na escola não têm a mesma noção de tempo dos adultos. Não sabem, por exemplo, a diferença entre uma hora e meia hora.
Algumas dicas que pode ser feita durante a viagem é fazer uma seleção de CDs de música infantil, especialmente as preferidas da criança e cantar em conjunto. Outro item é formar palavras com as letras dos carros e pedir que as crianças descubram os nomes de frutas, países e outros itens começados com determinadas letras.
Pode entreter as crianças tirando fotografias da paisagem e dos ocupantes do carro, isto também servirá de lembrança da viagem. As paradas a cada duas horas de viagem, pelo menos, são importantes não para o motorista descansar e esticar as pernas, mas também para as crianças. Postos bem equipados são alternativas atraentes para alimentação e distração e servem para quebrar o ritmo da inquietação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???