Os deputados federal Abelardo Lupion e estadual Pedro Lupion, ambos do Democratas reuniram-se, nesta segunda-feira (dia 9), com técnicos da Secretária do Meio Ambiente (SEMA) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para discutirem o potencial da piscicultura de municípios do Norte Pioneiro banhados pela represa de Chavantes.
Os deputados receberam o coordenador de recursos hídricos e saneamento da SEMA, Eduardo Gobbi, o representante do grupo integrado de aquicultura e estudos ambientais, Antonio Ostrensky e o consultor ambiental, Helder Nocko, que apresentaram o projeto de mapeamento e da exploração do potencial de criação e, ou reprodução de peixes em condições naturais para os municípios de Ribeirão Claro, Carlópolis, Salto de Itararé e Siqueira Campos (distrito da Alemoa).
De acordo com Pedro Lupion atualmente existe um amplo roteiro turístico na região, com resorts, pousadas, chalés, casas de veraneio, cachoeiras, ilhas, riachos, trilhas e praias de água doce nas cidades banhadas pela represa. Somente em Ribeirão Claro e Carlópolis são cerca de 60 mil hectares de área inundada que integram a Rota das Águas. “São inúmeras paisagens deslumbrantes que formam um cenário lindo e ainda pouco conhecido pelos paranaenses”, lembra o deputado.
O projeto apresentado pelos técnicos tem a proposta de fomentar o desenvolvimento turístico e, principalmente, a cadeia pesqueira da região, segundo o deputado Abelardo Lupion. “Vamos reunir empresários, prefeituras, comunidades e entidades, mas especialmente o pequeno produtor rural que vive às margens da represa de Chavantes”, explica o deputado federal.
Pedro Lupion enfatiza que a proposta é potencializar e priorizar a adoção de boas práticas de manejo sustentável através de comunidades pesqueiras, visando o aquecimento da economia desses municípios, como novas possibilidades de incentivo ao consumo de peixe, ao lazer e ao turismo na região.
Receptivo a proposta o deputado Abelardo Lupion comprometeu-se a contemplar o projeto com a disponibilização de recursos federais, através de uma emenda individual para 2013, apresentada junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
FONTE: ASSESSORIA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???