Uma visão que as pessoas precisam ter é que Educação a Distância não é Ensino a Distância. Por isso é importante entender a diferença e suas características. O Centro Educacional do Norte do Paraná (CENOPAR), com sede em Jacarezinho, é especialista nesta área educacional e tem levado qualidade no ensino aos alunos matriculados em seus cursos por todo o Norte Pioneiro.
O responsável pela unidade, Marcelo Mendonça, conversou com a reportagem nas comemorações do aniversário de 112 anos de Jacarezinho e explicou que o Ensino a Distância procura disponibilizar informações através de material impresso ou material virtual, digitalizado e hospedado em sites de aprendizagem. Assume características de treinamento, tem um caráter restrito porque apenas se atem à assimilação de informações e o desenvolvimento de algumas habilidades. É instrumental.
Marcelo Mendonça explica que com o mundo cada vez mais corrido e muitas pessoas sem tempo para poder ficar várias horas numa sala de aula, o Ensino a distância se torna uma grande oportunidade para as pessoas que querem continuar o estudo. “As aulas são ministradas pela internet, onde o aluno pode assistir na hora em que tiver mais disponibilidade. Ele precisa vir uma vez por mês até o pólo para acompanharmos como está o seu andamento dentro das disciplinas. Isto não significa um ensino menos elevado”, explica Marcelo.
As relações didáticas e pedagógicas são estabelecidas por mediações efetuadas pelo material didático, pela orientação acadêmica (profissional especializado na área de tutoria), por meio de um projeto pedagógico específico para a educação a distância, pela infraestrutura tecnológica, pela participação dos professores especialistas, pela existência de biblioteca (física e virtual) disponibilizadas aos estudantes. Ainda pela existência e funcionamento de centro associados para eventuais e necessários encontros presenciais e para dinamizar atividades culturais, reuniões de estudos, aulas por meio de vídeoconfências etc.
Capacitações
O CENOPAR também realiza cursos de pós-graduações na área de educação como “Gestão Escolar”, “Psicopedagogia institucional e clínica”, “Psicopedagogia institucional” e “Educação Especial Inclusiva”.
No curso de Gestão Escolar serão formados gestores com competências para planejar, organizar, realizar e gerir o trabalho administrativo e pedagógico de Instituições de Ensino. Conhecer o contexto organizacional em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção e gestão a partir da compreensão dos aspectos sociais, históricos, econômicos, políticos e culturais que o configuram e o condicionam.
Já no curso de Psicopedagogia institucional e clínica, é capacitado e atualizado o conhecimento do profissional da educação e da saúde para intervenção tanto no consultório como nas instituições, oferecendo disciplinas que apontam para a otimização do processo de ensino-aprendizagem compreendendo as condições do aprendiz e do professor e criando situações favoráveis, respaldadas em fundamentos teóricos.
O curso de Psicopedagogia Institucional visa capacitar o profissional com amplos conhecimentos no entendimento das dificuldades de aprendizagem no contexto institucional formando, assim, um profissional com uma visão crítica dos temas e questões da aprendizagem.
Já na Educação Inclusiva o objetivo é qualificar profissionais para atuarem no campo da Educação Especial e Inclusiva, ampliando a compreensão das necessidades educacionais especiais e o processo de aprendizagem dos portadores dessas necessidades, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a práxis pedagógica desses profissionais. As aulas são quinzenais ao vivo e online. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (043) 3525-6176.
História
Mediante as constantes necessidades de transformações no âmbito educacional, e para que houvesse a democratização de ensino, foi-se criando no Brasil a possibilidade do aluno estudar em seu tempo desejado. Com critérios e regras, transformando-se em um auto gestor neste processo, contribuindo para surgir gradativamente o método de ensino de educação a distância, ou, EAD, vindo a ajudar na revolução da transferência do saber do educador para o educando, fazendo o aluno deixar de ficar na posição passiva e ir a ter sua posição ativa na busca de seu conhecimento.
No ano de 2006 foi aberta uma Tele-sala EADCON em Jacarezinho-PR, com parceria através da empresa Teverama Informática Ltda, localizada no prédio da Micro School Informática, sede na época, uma sala de aula para desenvolver o trabalho inicial com os alunos. Em uma outra parte do prédio funcionava a escola de informática, fazendo a capacitação profissional dos alunos.
Já em2007, a Tele-sala transformou-se em Pólo Presencial FAEL , surgindo uma nova etapa de trabalho, aumentando mais cursos e mais alunos para atender, foi montada uma boa equipe de trabalho, primando sempre por um ótimo atendimento para com os alunos, e constantemente melhorando a estrutura física do Polo Presencial CENOPAR, hoje.
Já em
A CENOPAR – Centro Educacional do Norte do Paraná, atende cursos técnicos, de extensão, de complementação, de convalidação, de graduação e especialização, autorizados e reconhecidos pelo MEC, com parcerias de Institutos de Ensino Superior, Associações e Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho-PR. “Estamos contente em fazer parte do crescimento educacional de nossa cidade e região”, comenta Marcelo Mendonça.
Concordo plenamente que Educação a distância não significa que a qualidade do aprendizado não seja boa. Fiz um curso no CENOPAR e comprovo que o trabalho realizado é de excelente qualidade.
ResponderExcluirNão tenho tempo de enfrentar uma sala de aula todo santo dia. Com estes cursos a distância demonstram que o ensino é de qualidade e não é por ser apenas uma vez por semana que não irei aprender. Pois todo o ensino depende primeiramente da força de vontad edo aluno.
ResponderExcluirEstava lendo a matéria e parabéns pelo projeto estar dando certo. Pois infelizmente ainda existe um grande preconceito com os cursos a distância. Mas é essencial para quem trabalha o dia inteiro e tem uma família para cuidar e não pode ficar numa sala de aula todas as noites...
ResponderExcluirEAD é modalidade importante na formação de professores
ResponderExcluirA educação a distância vem se revelando cada vez mais, como forte aliada na qualificação de docentes. Atualmente, cerca de 30% de futuros professores no país, cursam graduação a distância, segundo dados do Censo do Ensino Superior 2010. No Centro Universitário de Maringá, por exemplo, dos 20 mil alunos da educação a distância, 23% são do curso de pedagogia.
Fazendo uma análise sobre essa questão, a coordenadora de ensino da EAD, diz que essa procura pela qualificação de docentes, deve-se a exigência do mercado de trabalho em contratar professores qualificados.
A qualidade do ensino ofertado nessa modalidade por instituições comprometidas é outro fator de crescimento. "As excelentes notas obtidas nas avaliações do Enade pelos alunos do Cesumar expressam a qualidade do processo de formação profissional e cidadã que ofertamos" .
A coordenadora ainda afirma, que a falta do contato presencial não é motivo de preocupação, "hoje as instituições de ensino em EAD que são sérias, oferecem a mesma qualidade de ensino dos cursos presenciais. O acadêmico não precisa estar presente fisicamente na instituição para estudar, o procedimento é oferecer aos alunos materiais de estudo de qualidade e principalmente interatividade entre professor e aluno".
A democratização do ensino é uma das principais vantagens da EAD, muitos alunos que optam por essa modalidade, moram em cidades do interior, longe de grandes centros que oferecem formação superior.
trabalho e estudos. Comparecer ao polo presencial uma vez por semana e dar continuidade nos estudos em casa é o suficiente para o meu aprendizado".
Os polos de apoio presencial oferecem subsídios necessários para o aprendizado do aluno, como livros, periódicos, salas de estudo, laboratórios de informática, e pessoas capacitadas para ajuda-los no processo de formação.
No curso EAD o aluno cumpre uma série de atividades intercaladas presencialmente e on-line. As provas e atividades interdisciplinares são obrigatoriamente presenciais, já as aulas semanais, debates e fóruns, podem ser assistidos via internet. Além disso, o curso de pedagogia exige o cumprimento de estágio obrigatório, que segundo a coordenadora do curso de pedagogia da EAD , é uma das etapas mais importantes da formação, pois é por meio do estágio que o aluno consegue estabelecer relação entre teoria e prática.