* Vicente Estanislau Ribeiro
Homenagem boa é aquela que se faz em vida com a presença do homenageado, assim diz um adágio popular.
Na maioria das vezes quem recebe a homenagem já não está mais entre nós, já passou para uma outra dimensão de vida.
Há pessoas que merecem, mas não gostam de bajulações ou paparicações e rejeitam categoricamente esse tipo de preito em vida.
Aqui retrato e homenageio uma pessoa muito especial que infelizmente o Criador subitamente a recolheu em seus braços essa semana.
Professora com “P” maísculo, lecionava as disciplinas de História, Geografia e Processamento de Dados.
Quando se aposentou no final do ano de 1985, companheiros de trabalho no início do ano letivo seguinte fizeram uma dedicatória com os dizeres: “Euzimia! A aula começou e você não chegou! A saudade apertou! Parabéns pela aposentadoria. Um grande abraço dos colegas do Rui Barbosa. Jac.20/02/86”.
Tive o privilégio de ser seu aluno ginasial no meu inesquecível educandário, o Colégio Estadual Rui Barbosa.
Ela escolheu a carreira do magistério e fez dela uma vocação profissional digna e respeitosa. Quantos e quantos alunos passaram pelas suas mãos? Com certeza uma infinidade deles e tenho a convicção de que nenhum de seus aprendizes se esqueceu da mestra.
Era uma exemplar mulher, a estimada e saudosa professora dona Euzimia Odilla Pinto.
De família tradicional, solteira por opção, dedicada aos familiares, religiosa na fé do Catolicismo, tinha uma vontade imensa de viver e estava sempre acompanhando as novidades da modernidade.
Com a febre da internet, ela comprou um computador e não se fez de rogada e tratou de aprender rapidamente, pelo menos o básico do mundo virtual. Recebia e também mandava algumas coisas a ela por email.
Quantas vezes tive a alegria e satisfação em dar-lhe uma carona até o centro ou mesmo até sua residência, à Rua Professor Rodrigo Octávio, próxima da minha casa.
No livro da vida, cada um de nós tem uma página e nela está descrito e registrado o início, o meio e o fim de nossas ações e obras terrenas.
E no dia 19 de março (segunda-feira), a triste notícia de seu falecimento, aos 87 anos, é chegado o momento do término de sua jornada. Uma itatinguense de nascimento, mas jacarezinhense de coração e alma.
Quero aqui deixar aos familiares o voto de pesar pelo passamento da querida e estimada professora Euzimia, e deixando uma lição de vida com a frase que aprendi com ela: “A primeira fase do saber é amar os nossos professores”. (Erasmo de Rotterdam).
E isso, eu aprendi e vivencio muito bem.
Descanse na paz do Senhor!
* Vicentinho é licenciado em historia e bel. em direito
E-mail: ver_vicentinho@yahoo.com.br
Boa tarde, sou sobrinha da Euzimia, para nós conhecida como Tia Odilla, sou filha do Antonio João Pinto, que também era professor. Agradeço as palavras de homenagem feitas à minha tia, tenho certeza que ela ficaria feliz pelas palavras de carinho. Sentimos muito pela sua morte mas temos certeza que ela estará cuidando de todos nós ao lado de Deus. Abraço a todos.
ResponderExcluirLucila Nadal Pinto